Comprar um imóvel é um desafio que exige muita responsabilidade e foco, afinal trata-se de um investimento altíssimo que promoverá uma grande mudança na vida da pessoa. Economizar e juntar dinheiro não é uma tarefa fácil, ainda mais em uma época em que as coisas estão muito caras. Além disso, a ampla variedade de produtos disponíveis no mercado alimentam o desejo de consumo, fazendo com que gastemos em algo que não é, necessariamente, essencial na nossa vida.

Com o pensamento de fazer uma grande aquisição, seja um carro ou um imóvel, algumas pessoas optam imediatamente pelo financiamento sem sequer dar uma boa entrada, com o objetivo de fazer uma grande compra de uma vez e ter aquilo concretizado o mais rápido possível. Contudo, as pessoas envolvem-se com juros altíssimos do financiamento e acabam se endividando por ter que pagar todo o mês um valor que nem sempre estará disponível na conta.

Mas, afinal, como economizar dinheiro para comprar um imóvel em 2017? O blog da Concisa te dá as dicas. Confira!

 

1 – Analise as possibilidades

Qualquer processo que envolva um objetivo final exige planejamento. E a compra de um imóvel é um dos maiores deles. Antes mesmo de pensar em comprar uma casa ou um apartamento é necessário pensar em como você conseguirá dinheiro para isso. Sim, permita-se sonhar. Mas de nada adianta sonhar com aquele imóvel perfeito se você não tem condições para pagar, pelo menos neste momento.

Reveja suas contas e verifique o que ainda está em aberto e pense em suas despesas mensais, como conta de luz, água, internet, comida etc. Pense no seu trabalho hoje: você ganha o suficiente a ponto de sobrar dinheiro e economizar? Tendo isso em mente, comece a desenvolver o seu planejamento com as dicas a seguir.

 

 

2 – Pague todas as suas dívidas

Seja para economizar dinheiro ou para comprar um imóvel agora, livre-se das dívidas que mais sugam a sua renda para não ocasionar problemas no futuro e fazer com que isso se transforme numa bola de neve. A não ser, claro, que você tenha renda suficiente para pagar as contas mensais e ainda pagar as mensalidades do imóvel no futuro. No entanto, evite que isso aconteça, pois assim você terá mais segurança e uma saúde financeira de maior qualidade para juntar dinheiro e investir no futuro.

Esta etapa é uma das mais importantes do processo pois, no futuro quando você estiver pagando as prestações do apartamento, podem surgir imprevistos que podem somar-se com aquelas dívidas que você não se preocupou em sanar de uma vez.

É importante começar a juntar dinheiro desde cedo, mas preocupe-se, primeiramente, em pagar tudo aquilo que ameaça os seus investimentos no futuro. Caso isso não seja um problema e você tenha superado esta etapa, é hora de começar a se preparar para o próximo passo: definir o quanto você quer juntar.

 

3 – Defina o valor que você quer dar de entrada

É interessante definir uma estimativa de quanto você quer juntar para dar de entrada em um imóvel. Trata-se de uma meta que você quer atingir e não descanse até alcançá-la.

É nesta etapa que você começa a fazer pesquisas de imóveis compatíveis com a sua renda e com o que você e sua família precisam. No entanto, não se preocupe ainda em encontrar o imóvel definitivo, mas sim em encontrar algo mais ou menos com o que você comprará no futuro.

Grande parte das imobiliárias permitem o financiamento de 80% do valor do imóvel, por isso concentre-se com aqueles 20% que você dará de entrada. Tendo esse valor em mente é mais fácil de juntar tendo um objetivo para alcançar.

 

4 – Corte custos

Trata-se da etapa em que mais as pessoas têm dificuldades. Não é fácil deixar de comprar todas aquelas coisas que nos chamam a atenção. Inevitavelmente quando vamos no supermercado acabamos comprando mais do que aquilo que estava na lista de compras. Como diz o clichê: dinheiro vai como água.

Cada moeda de um real deve ser valorizada. Pense duas, três, ou mais vezes antes de comprar qualquer coisa: realmente preciso disso?

 

 

O cartão de crédito é um dos maiores vilões no quesito gastar sem necessidade. Afinal, quantas vezes compramos no impulso, passamos o cartão e nem vemos o dinheiro partir… pelo menos até chegar a conta no final do mês. Por isso é importante usá-lo apenas quando realmente for necessário. Mantenha o foco, você está economizando para comprar um bem muito maior e melhor do que aquele que você acredita estar precisando.

Gastando muito com restaurantes? Que tal comer em casa e comprar só aquilo que você realmente precisa. Deixe para almoçar fora só quando você realmente precisar.

Pensando em comprar um novo celular? Mas você realmente precisa disso agora? Principalmente se for comprar um smartphone lançado no mesmo ano. No ano seguinte você vai encontrá-lo pela metade do preço.

Desde as compras no supermercado até gastos maiores com eletrônicos, repense se você realmente precisa disso ou compre algo similar, que tenha a mesma qualidade, mas que tenha um valor inferior.

 

5 – Economize para juntar

É hora de sair da teoria e partir para a prática. É claro que você já pode começar a juntar dinheiro antes mesmo de qualquer passo mencionado aqui. No entanto, agora é mais fácil, sendo que você está com uma melhor saúde financeira, ciente de que é importante pagar as dívidas, além de já ter um valor definido como meta.

O início é a fase mais difícil, pois você começa a juntar um monte de dinheiro, faz vários “sacrifícios”, e parece que aquele montante guardado nunca aumenta. Pode ter até a impressão de que vai levar muito tempo para chegar naquele número desejado. Faz parte. Juntar dinheiro é um processo difícil e muito demorado. No entanto, após alguns meses você perceberá que já tem uma quantia considerável e, a partir disso, terá mais inspiração para economizar ainda mais e atingir aquele valor desejado.

 

 

Há diversas formas de você economizar e utilizar seu dinheiro de forma inteligente:

  • Não compre no impulso;
  • Poupe com alimentação e transporte;
  • Compre à vista;
  • Mantenha suas contas em dia;
  • Compre em sites de desconto;
  • Compare preços de tudo o que você for comprar;
  • Calcule o quanto você vai gastar com as compras antes de chegar no caixa.

Lembre que é necessário planejamento. Faça uma planilha com o que você está gastando ao longo do mês e vá fazendo compras pontuais, pensando no que você poderá reduzir no mês seguinte. Estipule uma meta de quanto você vai juntar por mês, como R$500,00 reais por exemplo. Caso você não consiga juntar essa quantia no mês seguinte, no próximo você deverá entregar os R$500,00 do mês atual e mais o que ficou faltando para completar o valor desejado no mês passado, atingindo mil reais em dois meses. Caso sobrar um valor a mais de seu salário, deposite sem medo na quantia que você está juntando.

Economizar e juntar dinheiro para comprar um imóvel não é uma tarefa fácil, mas são “sacrifícios” que valerão a pena, pois o objetivo é apenas um: realizar seus sonho e começar uma nova fase em sua vida.