Todos nós sonhamos em encontrar o lugar ideal para viver, porém, quem já passou por essa busca sabe como é difícil conciliar todos os detalhes e adquirir a melhor opção. Isso acontece principalmente quando se trata da compra do primeiro imóvel. Pensando nisso é que a Concisa preparou um passo a passo para te ajudar a encontrar o apartamento dos sonhos!

  1. Escreva suas prioridades:

Faça uma lista com as coisas que você deseja no seu imóvel! Para auxiliar na tarefa, descreva o tamanho do espaço que você necessita, pense em locais seguros, analise a infraestrutura do bairro e da rua desejados, em relação à locais frequentados por você. Além disso, pense no preço que você está disposto a pagar e nas opções de pagamento. Isso te ajudará a estabelecer as prioridades necessárias para seguir para o próximo passo!

  1. Pesquise:

Após traçar o perfil do imóvel desejado, utilize a busca online para encontrá-los. O interessante é que dessa maneira você possa conversar com diversos proprietários para tirar dúvidas, negociar e realizar acordos. Além disso, visualizar, de forma clara, os valores acessíveis e tudo que é indispensável na sua nova residência. Se a localização é algo muito importante para você, este é um item fundamental para você pesquisar antes de escolher o seu imóvel. Aqui no blog nós já escrevemos sobre as 5 melhores cidades para se morar perto de Porto Alegre.

  1. Faça simulações:

Depois de realizar a pesquisa, você terá algumas opções na mão! Em cima das buscas levantadas, faça simulações de valores, pesquisando diferentes ofertas e opções de financiamento, comparando com a sua renda. As simulações ajudam a visualizar suas possibilidades e as vantagens e desvantagens das compras. Estas simulações  auxiliam muito para você ter uma noção do planejamento financeiro necessário para realizar o seu sonho, ou em outras palavras, o quanto você vai precisar economizar para comprar o seu imóvel.

  1. Formas de pagamento:

Se você tiver poupado o suficiente para uma compra à vista, aproveite. Caso contrário, há o financiamento, maneira mais utilizada para adquirir imóveis. Os mais usados no Brasil é o Sistema Financeiro da Habitação (SFH) e o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI). Procure o que se adeque ao seu perfil e informe-se sobre os limites de cada um para o valor do imóvel e renda.

  1. Não aja por impulso!

Planeje-se para encontrar um imóvel que ofereça o maior número de benefícios, no local desejado, com melhores preços e condições. Para isso, é importante não agir por impulso, estabeleça o que é fundamental e indispensável para seu futuro apartamento, assim você poderá alcançar o seu sonho com os pés no chão!

Conquistar o apartamento dos seus sonhos é uma tarefa que vai exigir a sua energia, é muito planejamento e pesquisa. Mas tudo vai valer a pena no final do processo, quando você estiver morando no imóvel que sempre sonhou.