Para realizar a compra de um imóvel, é preciso estar por dentro de todos os tipos de formatos que esta negociação envolve. O modelo mais utilizado na compra de imóveis é o financiamento, portanto, é importante saber tudo sobre comprar um apartamento financiado.

É possível comprar um apartamento já financiado? Sim! Quando o imóvel foi financiado, significa que ele não fica no nome do comprador, mas da instituição que realizou o financiamento. É preciso entender que não há possibilidade de utilizar o mesmo financiamento, é necessário encerrar o financiamento, para ser realizado o outro, mas é um processo rápido e realizado junto com a elaboração de um novo contrato de financiamento bancário, para o atual comprador, se a maneira desejada para o pagamento do apartamento financiado. Neste contrato, o agente Financeiro quita o saldo devedor, com o valor da nova compra e venda, paga a diferença ao “proprietário”, com os valores do novo financiamento realizado. As prestações serão calculadas de acordo com a capacidade financeira do novo comprador.

Se o atual comprador quiser financiar, mas as instituições financeiras forem diferentes? Quando o vendedor financiou a compra do apartamento em um banco e o novo comprador quer realizar o financiamento em outro banco, é necessário fazer o processo de interveniente quitante (QI). No procedimento, o saldo devedor será apurado pelo banco credor do vendedor e, através disso, se comunicará com o banco do comprador para a elaboração do contrato citado acima. No documento, a instituição credora do vendedor receberá o valor do saldo devedor, pago pelo comprador. Além disso, o comprador assumirá uma dívida do valor da diferença, pagando as parcelas financiadas.

Como o comprador pode quitar o preço da unidade? Assim como nas diversas operações imobiliárias, o novo comprador pode quitar o preço com recursos próprios, FGTS, financiamento ou consórcio habitacional. Vale pensar também, em como economizar dinheiro para comprar um imóvel. O que importa é que o vendedor e comprador analisem as regras do negócio, sempre lembrando que parte do pagamento será utilizada, para quitar o financiamento existente e, apenas o restante será passado ao vendedor.

Lembrando que a transferência do apartamento financiado é feita somente com o registro do título de transferência no cartório de registro de imóveis. O título pode ser usado como escritura pública de compra e venda. A Concisa pode te ajudar na decisão de comprar um apartamento financiado.