Uma cidade bonita e tranquila, com gostinho de interior, e bem pertinho da capital: Sapiranga é um sinônimo de qualidade de vida na região metropolitana de Porto Alegre. Lá, o que não falta é infraestrutura, além de belezas naturais de tirar o fôlego de qualquer um. Mas existem diversos pontos interessantes no município – por exemplo, você sabia que mais da metade da população é adepta ao uso das bicicletas como meio de transporte?

Sapiranga tem muito mais do que flores a oferecer. Quer saber quais são as principais atrações da cidade? A Concisa preparou este post para te mostrar! Leia e descubra o que a cidade das rosas tem a lhe oferecer.

Cidade de festas

A cidade é movimentada principalmente pela Festa das Rosas, que acontece todos os anos no Parque do Imigrante. Nela, reúnem-se atrações de música, dança, gastronomia, esporte e diversas outras modalidades, atraindo milhares de visitantes. Em 2016, o festival atingiu seu recorde de público: mais de 140 mil pessoas curtiram cinco noites de grandes shows com entrada gratuita.

Ao longo do ano, outros eventos agitam Sapiranga. A Páscoa das Flores, que vai da Sexta-feira Santa até o domingo; a Festa da Colônia, com shows-baile e bandinhas típicas; o Acampamento Farroupilha, com mais de 80 piquetes; e o aniversário da cidade, comemorado em fevereiro, são alguns dos principais destaques. As datas e programações dos eventos podem ser conferidas no Facebook da Prefeitura de Sapiranga – basta acompanhar as postagens.

Paisagens que são cartões postais

Além de um calendário lotado de celebrações, Sapiranga possui os recantos perfeitos para quem quer ficar em paz e se conectar à natureza. Os balneários da cidade são muito procurados, e contam com cachoeiras, cascatas, rios e riachos de águas límpidas e puras. Neles, ainda é possível a prática de esportes – como rafting – e a exploração dos espaços através de trilhas ecológicas. Em outro post, já falamos sobre a Reserva Ecológica da Família Lima e o Camping da Família Deberofski, mas existe uma lista preparada pela prefeitura com todos os locais que podem ser visitados, cada um com sua beleza própria.

O Morro Ferrabraz é um dos principais cartões postais da cidade. Com 779 metros, grande parte de sua área é destinada à preservação da fauna e flora nativa. Entretanto, o topo do morro é perfeito para os amantes do voo livre – duas rampas foram instaladas para quem quer praticar voos de asa-delta ou parapente.

Muita cultura

O Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck de Sapiranga é palco das variadas manifestações artísticas e culturais – teatro, dança, música, cinema, artes plásticas e exposições dividem o espaço e trazem cultura e entretenimento aos moradores. Além disso, workshops, seminários, palestras, cursos  e concursos abertos são realizados durante todo o ano.

 

Além de tudo isso, a cidade é lotada de parques, áreas verdes, indústrias e diversos outros pontos imperdíveis. Sapiranga é, sem dúvida nenhuma, um dos melhores municípios para se morar na região metropolitana! Você conhece a cidade das rosas? Conte para nós o que você mais gosta de ver e fazer por lá!