Muitas pessoas que pensam em se mudar para apartamentos acabam com uma dúvida: sem o pátio, é possível manter o amor pela jardinagem? A resposta é sim! Existem diversas espécies de plantas e flores que se adaptam facilmente aos espaços internos, o que torna fácil você ter um jardim dentro do seu apartamento. Além de ser um ótimo hobby, o verde ainda dá vida aos ambientes e ajuda a renovar o ar dos cômodos.

Os benefícios da jardinagem são muitos – tanto para você quanto para o seu lar. Pensando nisso, a Concisa preparou uma lista de plantas e flores para ter no seu apartamento. Confira!

Lírio da paz

O lírio da paz é uma planta clássica para ambientes internos. Como suas flores não podem ficar diretamente no sol (pois queimam facilmente), a sombra e a luz indireta são suas melhores amigas. Ela exige alguns cuidados, como uma média de duas irrigações semanais e podas para remoção de folhas e flores murchas. Por ser tóxica, é recomendado manter longe de animais de estimação e crianças!

Antúrio

As belas flores vermelhas do antúrio o tornam uma das plantas mais procuradas para a decoração de ambientes internos. Entretanto, diferente do lírio da paz, ele gosta de lugares mais iluminados. Caso fique em ambientes muito escuros, seu crescimento pode ser prejudicado – e o florescimento também. Lembre-se de colocá-lo próximo ao sol algumas vezes durante a semana e mantenha a terra do vaso sempre úmida.

Bromélia

Com vários tipos diferentes de flores e folhas, a bromélia pode apresentar as mais variadas cores e complementar a decoração de qualquer ambiente! A luz direta pode queimar suas folhagens, portanto prefira mantê-las na sombra. Lembre-se também de molhá-la a cada dois dias, e tome cuidado: o acúmulo de água em suas folhas pode se tornar um foco de reprodução de mosquitos. Diluir uma colher de água sanitária em uma garrafa de água para irrigá-la deve resolver esse problema.

Zamioculca

Bastante resistente, a zamioculca continua bonita mesmo com poucos cuidados. Regue-a uma vez por semana e mantenha seu vaso na sombra, pois muita claridade pode prejudicar o seu desenvolvimento. Assim como o lírio da paz, ela também é tóxica – portanto, mantenha a planta longe de animais e crianças pequenas para evitar acidentes.

Violeta

Bonitas, coloridas e delicadas, as violetas são flores maravilhosas para ambientes internos e ajudam a compor a decoração. Elas não exigem muitos cuidados: regue-a de duas a três vezes por semana, e remova folhas mortas para garantir que as outras cresçam de forma saudável.

Mini Cacto

O mini cacto é uma planta perfeita para pessoas práticas: ele não precisa de muito sol ou de muita água para crescer e se desenvolver. Umedeça a água do vaso pelo menos uma vez por semana e evite deixá-la exposta ao sol de forma direta. Os cactos são ótimos para quem gosta de terrários, e podem ser plantados junto com suculentas e outras espécies pequenas.

 

Essas são as nossas dicas para quem quer um apartamento mais verde e florido! E você, conhece alguma espécie que se dê super bem em jardins internos? Comente e conte para nós!