Com as temperaturas mais baixas, torna-se ainda mais irresistível visitar a Serra Gaúcha. Sem dúvidas, é um dos destinos mais procurados para apreciar o clima invernal do Rio Grande do Sul.

Se você está pensando em ter essa experiência, temos uma ótima dica! Localizada entre a planície do Vale do Sinos e o Planalto, a Rota Romântica é uma das estradas de acesso à região.

E o caminho, com forte preservação da cultura germânica,  é composto por cidades cujas paisagens são de tirar o fôlego! São 14 municípios encantadores, capazes de agradar olhares e paladares dos mais variados viajantes.

Por isso a Concisa escolheu 3 cidades que ficam na Rota Romântica para mostrar algumas das belezas que você pode encontrar por lá!

1. Santa Maria do Herval

3 cidades da Rota Romântica que vão te encantar9

Cercada de morros e vales, Santa Maria do Herval tem forte vocação para o turismo ecológico e rural. A 84 km de Porto Alegre, o município possui uma grande variedade de balneários. O mais conhecido deles é o Amizade, localizado a 2,5 km do centro de Santa Maria do Herval.

E não para por aí… A cidade oferece ainda quatro quedas d’água! A maior delas é a Cascata do Herval, com 125 metros de queda livre, localizada a 2 quilômetros da região central do município.

3 cidades da Rota Romântica que vão te encantar3

2. Morro Reuter

3 cidades da Rota Romântica que vão te encantar5

A 63,8 Km de Porto Alegre, um dos pontos altos de Morro Reuter é, literalmente, o mirante localizado no Morro da Embratel. A 700 m acima do nível do mar, a elevação está situada sob um platô de rocha basáltica. A pouco menos de 2 Km do centro da cidade, lá de cima é possível ter uma vista panorâmica do município.

 3 cidades da Rota Romântica que vão te encantar11

O morro também é conhecido pela vista noturna, em razão do mar de luzes formado por várias cidades, desde o Vale do Rio dos Sinos até Porto Alegre. De lá também é possível observar as chaminés do Pólo Petroquímico, em Triunfo.

3 cidades da Rota Romântica que vão te encantar10

O atrativo gastronômico é, como uma boa cidade germânica, o café colonial. Um dos mais tradicionais é o Walachay.

3 cidades da Rota Romântica que vão te encantar2

3. Picada Café

3 cidades da Rota Romântica que vão te encantar6

A uma distância de 80 km da capital do Estado, Picada Café tem como cartão postal o moinho histórico, cuja edificação data de 1928. Localizado no Parque Histórico Municipal, a construção abriga, atualmente, a sede da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio.

3 cidades da Rota Romântica que vão te encantar1

Um lado de Picada Café que também atrai muita gente são os esportes ao ar livre em meio à natureza inclusive os radicais. No Morro do Vento, por exemplo, é possível realizar caminhadas, rapel, mountain bike, downhill e voo livre.

3 cidades da Rota Romântica que vão te encantar4

Outra opção de contato com a natureza é pelas águas que banham Picada Café! A cidade possui uma geografia montanhosa que, além das matas nativas, é cheia de riachos que deságuam no Rio Cadeia, afluente do Rio Caí. Alguns, que ficam às margens das águas doces são, inclusive, o destino de verão de muitos moradores e visitantes.

3 cidades da Rota Romântica que vão te encantar7

Essas foram algumas das belezas que você encontra na Rota Romântica! Já visitou algum desse lugares ou tem outra dica de destino nesse trajeto? Compartilhe com a gente nos comentários!