Quando se fala em Serra Gaúcha, logo vem à mente Gramado e Canela, as cidades mais conhecidas dessa região. De fato, elas são belíssimas e possuem estrutura completa para receber visitantes. Mas se engana quem pensa que as opções param por aí quando se deseja estar em território serrano no Estado.

Existem diversos lugares menos conhecidos para explorar na Serra do Rio Grande do Sul, que, diga-se de passagem, não deixam nada a desejar nos quesitos beleza e atrativos turísticos. Prepare a mala e confira as dicas que a Concisa separou!

Parque das 8 Cachoeiras

4 lugares menos conhecidos da Serra para explorar2

O Parque das 8 Cachoeiras está localizado no município de São Francisco de Paula, a 132 quilômetros de Porto Alegre e é uma superdica de destino para quem busca aventura!

Como você deve ter imaginado, a principal atração são, obviamente, as oito quedas d’água e cascatas. A maior delas é a Cachoeira das Gêmeas Gigantes, com 98 metros de altura.

Lá você encontra também trilhas bem conservadas, com escadas e cordas que facilitam o trabalho de percorrê-las. Gostou da ideia? Uma opção de hospedagem é a Pousada Parque 8 Cachoeiras, na Rua Moinho Velho, 817, que oferece cabanas com café da manhã incluso e área para camping.

Ficou com vontade de conhecer? Lembre-se de levar roupas leves e sapatos adequados para trilha!

Casas históricas de Antônio Prado

Antônio Prado, a 185 km de Porto Alegre, é considerada uma das cidades mais italianas da Serra Gaúcha e também do Brasil! Uma característica que reforça essa fama é a quantidade de imóveis tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), todos do início do século XX. Por isso, a cidade tem o título de ser um dos maiores acervos arquitetônicos em área urbana da imigração italiana no país.

Uma dica para quem está pensando em conferir os casarões de Antônio Prado é escolher se programar para ir entre o final de janeiro e o início de março — época da colheita da uva. Para se hospedar, existem opções de hotéis na região central da cidade, como o Pradense, localizado na Avenida Valdomiro Bocchese, 360.

Para os que desejam ainda mais tranquilidade, tem as pousadas na zona rural, como a Colonial de Rossi, que fica na Rua Silva Tavares, s/n.

Trilha do cotovelo

trilha do cotovelo

Situado na divisa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, a Trilha do Cotovelo fica no Parque Nacional de Aparados, em Cambará do Sul, município a 184 quilômetros da capital gaúcha. Lá você encontra o cânion mais famoso da região, cujas paisagem de tirar o fôlego são apreciadas a 1.031 metros de altitude!

A Trilha do Cotovelo é autoguiada e pode ser feita a pé ou de bicicleta. O percurso possui 6 mil metros contando a ida e a volta e fica aberto ao pública até as 15h. O trajeto conta com mirantes para a água das cascatas correndo dos paredões, onde se pode ter um panorama geral da natureza!

Uma das pousadas mais conhecidas para quem busca hospedagem na região é a Encanto dos Cânions, na Rua Dona Úrsula, 352.  Vai fazer a trilha? Não esqueça o repelente e a garrafinha d’água!

Passo do S

4 lugares menos conhecidos da Serra para explorar5

O Passo do S é uma passagem natural sobre o Rio Tainhas, na pequena cidade de Jaquirinas, uma pequena região situada entre São Francisco de Paula e Bom Jesus.

Não há infraestrutura para turismo no município, mas o local atrai pessoas pelo trajeto de 230 metros em forma de “S”. Essa dica é para quem gosta de aventura, mas a recompensa vale o esforço, já que no caminho você passa por por uma cachoeira com 100 metros de queda!

4 lugares menos conhecidos da Serra para explorar6

Já conhecia esses destinos na Serra Gaúcha que a Concisa separou neste post? Conte para gente nos comentários! Precisando de ajuda para encontrar o seu imóvel no Vale dos Sinos? Entre em contato conosco!