Os moradores de Novo Hamburgo são privilegiados. A cidade é bonita, organizada e apresenta excelentes índices de desenvolvimento e qualidade de vida. Por isso, se você a considera  como uma opção para morar, está fazendo uma excelente escolha.

Mas, se ainda tem dúvidas, acompanhe este post. A Concisa separou 6 motivos para escolher morar em Novo Hamburgo!

Clima

céu

Gosta de temperaturas amenas? Então você pode considerar muito viver em Novo Hamburgo! Para se ter uma ideia, a temperatura média anual na cidade é de 19 graus.

Enquanto no verão a média de máxima fica em 29 °C, no inverno a temperatura mínima média é de 10,4 °C.

Localização

Bússula

Novo Hamburgo está no pé da Serra e ao lado de Porto Alegre. Ou seja, a localização é privilegiada, afinal, muita gente prefere a qualidade de vida que uma cidade de médio porte oferece a morar na capital!

Em Novo Hamburgo, além de ter esse privilégio, você pode ir a Porto Alegre em apenas 40 minutos de carro num dia de trânsito normal. Ou, então, usar a malha ferroviária do transporte público.

São quatro estações de trem que passam no meio do município e em outras cidades da região, como, por exemplo, São Leopoldo, Esteio, Canoas e Porto Alegre.

Agenda cultural

Teatro

Novo Hamburgo faz parte do circuito nacional dos principais eventos de música, teatro e dança, além das atrações internacionais recebidas na cidade. A população costuma lotar o Teatro Feevale, onde a maior parte dos eventos é realizada.

Este ano, por exemplo, passaram pela cidade o espetáculo Minha Vida em Marte, da atriz Mônica Martelli, o Ballet Folclórico Nacional da Rússia e os cantores Diogo Nogueira e Nando Reis.

Instituições de ensino

Formandos

Quer morar num município com várias opções de ensino superior? Se a resposta for sim, Novo Hamburgo é ideal para você! Há muitas oportunidades de capacitação na cidade, dentre elas a Universidade Feevale, a Faccentro, a Uniasselvi, a UERGS e a Anhanguera.

Além disso, tem a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo, que fica a 25 minutos de distância da Prefeitura de Novo Hamburgo.

Infraestrutura 

Trator

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), Novo Hamburgo está na 8ª posição do ranking de cidades gaúchas com vias públicas adequadamente urbanizadas. A classificação leva em conta a presença de bueiros, calçadas, pavimentação e meio-fio.

IDMH de Novo Hamburgo

Jovens

O índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), medido também pelo IBGE, classifica as localidades em cinco “faixas”. O  cálculo é feito a partir de dados sobre longevidade (expectativa de vida ao nascer), educação (escolaridade da população adulta e fluxo escolar da população jovem) e renda per capita.

Novo Hamburgo, conforme o IBGE, está na faixa de município com alto desenvolvimento humano. Ou seja, possui infraestrutura urbana e proporciona boa qualidade de vida aos moradores!

Novo Hamburgo

Esses foram alguns dos muitos pontos positivos para se escolher Novo Hamburgo para morar, estudar e iniciar sua carreira. Procurando imóveis na região? A Concisa pode ajudá-lo a encontrar a melhor opção. Entre em contato conosco!