Teatros, casas de cultura, museus, festas temáticas. O Vale do Sinos conta com uma programação cultural extensa, com espaços públicos abertos que contam com diversas oficinas e workshops para quem se interessa pelas artes dos mais diversos tipos!

Quer saber um pouquinho mais? A Concisa mostra a você neste post 5 programas culturais para curtir o Vale do Sinos!

Casa de Cultura de Esteio

A Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya tem sempre uma programação variada, desde shows de humor até mostras de talentos! Além disso, o local oferece oficinas artísticas e esportivas para públicos de todas as idades. Desenho, jazz, capoeira, ballet, violão, dança do ventre: são diversas opções e todas elas gratuitas!

Centro Municipal de Cultura de Novo Hamburgo

Centro Municipal de Cultura de Novo Hamburgo

O Centro Municipal de Cultura de Novo Hamburgo possui seis andares e abriga o Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno, a Secretaria Municipal de Cultura, o Arquivo Público Municipal, um auditório, o Instituto Arlindo Rugger, que administra a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo, e a Escola de Arte Carlos Alberto de Oliveira, administrada pela Secretaria de Educação.

Lá se concentram diversas oficinas e exposições para quem é apaixonado por arte e cultura. Quem se interessar pode conferir os eventos e exposições no Facebook do Centro, que ainda posta diversas curiosidades sobre a cultura local e do mundo.

São Leopoldo Fest

São Leopoldo Fest

Todo ano, São Leopoldo organiza a São Leopoldo Fest, um festival que celebra a cultura local do município. O Centro Municipal de Eventos reuniu milhares de pessoas e recebeu artistas como Armandinho, Tiago Iorc e Amado Batista.

Em 2019, a festa chega a sua 27º edição! Além de diversos shows, artesãos locais, expositores, entidades e produtores individuais marcam presença e mostram seus trabalhos por lá. Para saber mais sobre o evento, basta ficar ligado em sua página no Facebook.

Centro Cultural José Pedro Boéssio, em São Leopoldo

Centro Cultural José Pedro Boéssio, em São Leopoldo

O Centro Cultural José Pedro Boéssio abriga, desde 1974, a Biblioteca Pública Municipal Vianna Moog, a Galeria Liana Brandão, uma Foto-galeria, sala de cinema, o teatro municipal e a Secretaria de Cultura e Turismo de São Leopoldo.

Seus espaços recebem inúmeras exposições, saraus, exibições de cinema, oficinas, workshops e diversos outros eventos gratuitos e abertos ao público em geral. É possível conferir as programações no Facebook do Centro e se programar para participar!

Centro Histórico de Novo Hamburgo

Centro Histórico de Novo Hamburgo

O Centro Histórico de Novo Hamburgo é o lugar perfeito para quem ama arquitetura antiga – localizado no bairro Hamburgo Velho, ainda existem por lá edificações construídas na técnica enxaimel, como o atual Museu Comunitário Casa Schmitt-Presser, a Casa Kayser e a Casa Ody. A Rua General Osório também é imperdível: ao longo dela, ficam dezenas de prédios históricos de diversas épocas.

Destacam-se neste corredor, o prédio do Colégio Santa Catarina, o prédio da antiga Sociedade Frohsin, e residências de famílias tradicionais da cidade. Esta rua é reconhecida pelo Plano Diretor do Município como área de interesse histórico-cultural. No centro, destacam-se a Catedral Basílica São Luís Gonzaga e a Igreja Evangélica Luterana da Ascensão, ambas construídas na década de 1950.

Esses são apenas alguns programas culturais para quem quer aproveitar o Vale dos Sinos de um jeito diferente! E você, conhece mais algum? Conte para nós nos comentários!

Leia também: Qual cidade é a ideal para você morar no Vale do Sinos?