Feriados seguidos de finais de semana são ótimos períodos para viajar. Há muitos lugares próximos da sua cidade que podem oferecer atrações turísticas fascinantes! Para muitas pessoas, melhor do que chegar aonde se deseja é curtir a viagem, e, para que tudo saia como o programado, nós, da Concisa, trouxemos 5 cuidados com o carro antes de pegar a estrada no feriadão. Confira!

Equipamentos obrigatórios

Equipamentos obrigatórios - cuidados com o carro

Antes de qualquer coisa, você não deve partir sem todos os equipamentos obrigatórios. Chave de roda, triângulo, macaco, estepe e extintor de incêndio devem estar presentes no veículo. Verifique as condições de cada peça, assim como a data de validade do extintor de incêndio. Esses itens podem evitar muitos imprevistos durante a viagem.

Pneus

Pneus - cuidados com o carro

Todos os pneus devem ser calibrados e estar em boas condições de uso, incluindo o estepe. Pneus carecas e murchos podem acarretar o descontrole do veículo e prejudicar sua performance, podendo causar acidentes. Cuidado com os desgastes em pontos específicos, pois eles podem ser o sinal de um desalinhamento em seu jogo de rodas.

Luzes

Luzes

As luzes são pontos muito importantes, pois, além de auxiliarem na visibilidade do motorista, sinalizam seu veículo na estrada. Além de testar todas as luzes antes de viajar, você pode carregar lâmpadas extras para substituir caso surja algum imprevisto.

Água, óleo e combustível

Água, óleo e combustível

Esses são os responsáveis pelo bom funcionamento da parte mecânica do seu carro. Confira os níveis de água, óleo e combustível, atendendo as demandas de troca e abastecimento conforme a quilometragem rodada. Calcule a distância de seu trajeto e, se necessário, faça uma troca antecipada do óleo.

Foco na estrada

Foco na estrada

Esse talvez seja o principal item dessa lista. O foco na estrada deve ser mantido, o que exige do motorista algumas importantes atitudes. Não viaje com sono! O sono pode ser o seu pior inimigo, e um cochilo no volante pode gerar graves consequências. Outro fator que tem tirado a atenção dos motoristas, causando muitos acidentes, é o uso de smartphones na direção. Evite perder a atenção da estrada para responder uma mensagem. No veículo, use seu celular apenas como GPS, preso a suportes que prendem o aparelho no para-brisa ou no painel superior do carro.

E aí, já está de malas prontas pra curtir o feriadão? Nós, da Concisa, já estamos tomando todos os cuidados com o carro antes de pegarmos a estrada. Esperamos que você faça o mesmo!