Mobilidade urbana e meios de transporte mais sustentáveis estão em pauta nos debates atuais. Gestores de cidades e engenheiros de trânsito continuamente buscam novas formas de locomoção que minimizem o fluxo de carros e o trânsito das cidades. Nesse contexto, surgem as ciclovias, cada vez mais frequentes nas cidades brasileiras. Elas são espaços destinados exclusivamente para a circulação de bicicletas, proporcionando uma melhor qualidade de vida para todos.

Por serem espaços reservados unicamente para os ciclistas, podem servir para  diversos propósitos, tanto como meio de transporte quanto para fins recreativos, passeios e exercícios físicos — aí está uma de suas grandes vantagens. Assim, morar perto de uma ciclovia apresenta vários benefícios. Listamos 3 deles para você: 

Atividade física na rotina

bicicleta

Muitas vezes não fazemos exercícios simplesmente porque não conseguimos encaixá-los na rotina. Porém, ao morar perto de uma ciclovia, isso fica muito mais fácil. Ao incluir a atividade física no seu dia a dia, você melhora sua saúde, tem muito mais disposição e ainda pode perder aqueles quilinhos extras! Bom, não é?

Uso das ciclovias como meio de transporte 

bicicleta

Já ouviu falar no movimento Cycle Chic? Surgido na Dinamarca, ele propõe a volta das bicicletas às ruas, não somente como opção de lazer, mas também como um meio de transporte viável e acessível. Assim, o Cycle Chic faz parte do cicloativismo, através do qual as pessoas andam com trajes apropriados para atividades diárias (como ir ao trabalho ou fazer compras), e não somente roupas “de academia”. 

Já pensou em deixar o carro na garagem e ir de bicicleta para o trabalho? Com uma ciclovia por perto, você pode adotar esse hábito, que é bom tanto para a sua saúde e para o seu bolso (afinal, você não gastará mais com gasolina, estacionamento, etc) quanto para o meio ambiente e para o trânsito da cidade. 

Uma nova relação com a cidade

ciclovias

Quando as pessoas se locomovem de carro, geralmente não observam o que acontece na cidade, já que estão focadas no trânsito. A bicicleta, por outro lado, proporciona que você viva a cidade de outra forma, conhecendo lugares que nunca tinha visto, como parques e cafeterias. Mais do que ver, ao ir de bici você pode parar e aproveitar esses espaços! Viver a cidade é uma das maiores vantagens de quem transita de bicicleta por ela. 

Convencemos você a incluir o uso da bicicleta na sua rotina? Conte com as dicas da Concisa para ter uma melhor qualidade de vida!