O trajeto que engloba o Vale do Sinos e a Serra Gaúcha é cercado de belas paisagens, com muitas montanhas, espaços para contemplação da natureza e uma boa roda de chimarrão ao ar livre. Não é à toa que nós, da Concisa, somos apaixonados pelas cidades do Vale do Sinos! Por isso, separamos dicas de paisagens imperdíveis na região para você visitar e curtir. 

Lomba Grande, em Novo Hamburgo 

belas paisagens

Foto: Alexsander Rönnau

Não vamos começar por um ponto específico, mas por toda uma região incrível, referência em agroecologia e turismo rural no Rio Grande do Sul. Lomba Grande é o maior bairro da cidade de Novo Hamburgo e ocupa 156km² do município. Lá, é possível encontrar diversos atrativos naturais e culturais, além de empreendimentos turísticos que combinam perfeitamente hospitalidade e espaços para aventuras, como trilhas, cavalgadas, montanhismo e ciclismo.

Santa Maria do Herval ou Terra das Cascatas?

belas paisagens

Foto: TripAdvisor

O município de Santa Maria do Herval é ideal para quem busca lindas quedas d’água, com espaço de sobra para você curtir a vista e, quem sabe, até fazer um piquenique, por quê não, certo? Listamos quatro delas para você se encantar: Cascata do Herval, com 125 metros de queda livre; Cascata de Linha Marcondes, localizada a 10km do centro da cidade, com uma linda queda d’água de 65 metros de altura cercada por grande área de mata nativa; Cascata e Caverna dos Bugres, localizada a 1,5km do centro da cidade, conta com uma caverna que atrai muitos turistas; e a Cascata Michel, localizada a 3km do centro da cidade. 

Reserva Picada Verão, na divisa entre Sapiranga e Dois irmãos

belas paisagens

A reserva ecológica Picada Verão é um incrível parque ecológico situado entre os municípios de Sapiranga e Dois Irmãos. Conhecido antigamente como “Parque da Família Lima”, a reserva conta com cinco cascatas, além de infraestrutura completa, com restaurante, lancheria e diversas atrações para toda a família, como campos de futebol, trilhas para caminhadas e até para esportes mais radicais, como rapel e tirolesa.

Morro Ferrabraz, em Sapiranga

belas paisagens

O morro Ferrabraz é o cartão-postal da cidade de Sapiranga, no Vale do Sinos. Com uma vista deslumbrante, do alto de seus 779 metros, o Ferrabraz é ponto favorito de turistas e moradores para curtir o pôr do sol nos finais de semana. Porém, engana-se quem pensa que este é um lugar somente para os que buscam tranquilidade, afinal, o morro também é muito procurado por praticantes de voo livre. Voos de asa-delta e paragliders decolam de duas rampas instaladas no morro e são mantidas pela Associação Gaúcha de Voo Livre (AGVL). Além desse esporte radical, o Ferrabraz também é frequentando por atletas e apaixonados pelo mountain bike e por adeptos de longas caminhadas. 

Deu para se inspirar com tantas paisagens encantadoras, não é mesmo? O Vale do Sinos espera pela sua visita! Conte com a Concisa.