No momento, vivemos em um cenário mundial imposto pelo novo Coronavírus, durante o qual a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o isolamento social como uma das formas mais eficazes de atenuar os prejuízos causados pelo vírus à população. Com isso, diversas empresas viram a necessidade de aderirem ao home office, modalidade de trabalho em que o colaborador realiza os serviços de casa. 

Embora tenha sido a melhor saída para conter o avanço do vírus, o trabalho remoto também pode prejudicar o dia a dia do profissional, afetando a sua produtividade. Por isso, a Concisa separou 4 dicas que podem ajudar na hora de trabalhar de casa. Confira!

Tenha um local adequado para trabalhar

Ter um lugar confortável e que estimule você a trabalhar é imprescindível. O ideal é você construir o ambiente mais adequado para ter foco e ao mesmo tempo ficar à vontade. Uma boa ideia é a de adaptar o computador ou notebook em uma mesa grande e espaçosa, onde caibam os objetos essenciais para você desenvolver o seu trabalho com o máximo de eficiência possível

Além disso, evitar distrações é muito importante para garantir a produtividade. Por isso, tente evitar trabalhar no sofá, de frente para televisão ou deitado na cama. Não evitando práticas com essas, a preguiça tomará conta de você, e seu trabalho, com certeza, ficará comprometido. 

Explique a situação à família

Justamente por ser uma situação atípica, o home office muitas vezes não é compreendido pelos familiares. Se você divide a casa, seja com cônjuge e filhos, seja com pais e irmãos, é importante ter um diálogo acerca dos novos desafios. Trabalhar em casa não é fácil, por isso é necessária a compreensão de todos para não interferirem de forma negativa no trabalho. Evitar que perturbem o seu foco diante das tarefas diárias é, sem dúvida, um grande desafio a ser ultrapassado com conversas e colaboração.

Lista de Tarefas

Ter uma lista de afazeres é importante em qualquer situação, no entanto, quando o assunto é home office, esta ferramenta ganha ainda mais utilidade. Isso porque ajuda a focar nas tarefas em ordem de importância, além de facilitar na hora de lembrar tudo o que precisa ser feito. Um check list auxilia na organização da sua rotina durante o trabalho remoto e vai proporcionar mais produtividade no home office

Antes de começar a trabalhar, portanto, trace os principais objetivos a serem atingidos no dia. Selecione, por ordem de importância, quais tarefas você realizará primeiro. Assim, as incumbências mais simples de se resolverem poderão ser feitas de forma mais tranquila ao final do dia. Para anotar os passos a serem desenvolvidos ao longo do trabalho, você pode utilizar os bons e velhos papel e caneta ou então usar aplicativos como o Google Keep, Todoist, Wunderlist, entre outros. 

O corpo e a mente merecem um intervalo

Assim como em um expediente normal de trabalho, cujos horários de intervalo, como almoço e lanche, devem ser realizados com tranquilidade, no home office isso também deve ocorrer. Além disso, por estar normalmente em um local menos confortável para se ficar por horas — cadeiras ou poltronas ruins, mesa não apropriada — trabalhar remotamente exige algumas paradas para descanso. Alongamentos, pequenas caminhadas dentro da residência e exercícios de estímulo aos músculos são fundamentais para evitar dores no corpo proporcionadas pelo excesso de trabalho em um local desconfortável. 

Outra dica de ouro é em relação aos fatores psicológicos. Por estarmos vivendo um período de isolamento social e de muitas incertezas, é natural que a mente reaja a essas novas condições. Ansiedade e momentos depressivos podem afetar a sua vida e a sua rotina de trabalho. Separe, portanto, alguns momentos do dia para refletir sobre tudo o que está acontecendo, faça exercícios de respiração e pratique momentos de meditação. Assim, você acalma a mente e garante o foco na produtividade. 

O momento imposto pela pandemia de Coronavírus, com certeza, requer paciência e resguardo. Manter o foco no trabalho, no entanto, exige um pouco de disciplina e sobretudo equilíbrio físico e mental. Gostou das nossas dicas? Nós, da Concisa, estamos sempre dispostos a trazer as melhores sugestões para você! Quer saber mais? Acompanhe o nosso blog!

Leia mais: Quarto sobrando? 4 ideias para transformá-lo em um espaço multifuncional