A pandemia de Covid-19 tem feito os brasileiros mudarem a rotina. Além das medidas econômicas e trabalhistas, impulsionadas pelo isolamento social, outras diligências em relação ao ambiente doméstico tomam conta do dia a dia. A transmissão do novo Coronavírus precisa ser freada, e uma das formas de conter a disseminação, além da restrição do contato físico, é manter a casa bem higienizada durante a quarentena. 

Por isso, neste post, nós, da Construtora Concisa, vamos trazer 4 dicas fundamentais para você manter sua casa limpa e bem protegida durante a quarentena contra a Covid-19.

Limpe a casa com frequência

Embora a rotina de limpeza possa variar de casa para casa, ela deve ser mais intensa neste período. Os principais produtos a serem utilizados na higienização são água e sabão, água sanitária, álcool 70% ou algum outro produto desinfetante. Limpar as partes da casa que mais acumulam sujeira, como o chão e as superfícies dos móveis, auxilia na prevenção contra o vírus

É bom aumentar a rotina de limpeza caso haja alguém da família que esteja exposto diariamente à Covid-19 — indivíduos que não puderam realizar trabalho remoto, por exemplo. Se há algum familiar com sintomas da doença, então, o ideal é limpar a casa todos os dias, dando prioridade ao banheiro, à cozinha e ao quarto em que o doente está abrigado.

Detalhes que precisam de atenção

Com relação à limpeza, é importante se ter uma atenção especial aos locais e aos objetos em que o contato com as mãos é indispensável. Portas e maçanetas, por exemplo, são lugares que a todo tempo estão expostos ao vírus, pois são manuseados com frequência pelos moradores. Além disso, interruptores de luz, eletrodomésticos, chuveiro, controle remoto, entre outros, também são possíveis focos de transmissão do novo Coronavírus, portanto merecem atenção especial para a higienização correta com produtos desinfetantes.

Manter as mãos sempre bem limpas

Limpar as mãos com frequência vai ajudar a manter limpo tanto os objetos da casa quanto a evitar um possível contágio entre a família. Uma higienização efetiva vai eliminar o vírus e garantir a segurança de todos. Por isso, segundo a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos, cuidando as partes internas, externas e dando atenção especial para o espaço entre os dedos, é fundamental para conter o avanço da doença. 

Além de reforçar a limpeza, com uma boa frequência diária, é importante o uso de soluções que desinfetem de maneira rápida as mãos, como álcool em gel 70%. Assim, uma eventual ida ao mercado ou à farmácia se torna mais segura para evitar trazer o vírus para dentro de casa.

Janelas sempre abertas

Uma das principais recomendações da OMS em relação à prevenção ao novo Coronavírus é evitar ambientes fechados. Isso porque um cômodo sem circulação de ar acaba por favorecer a proliferação de vírus e bactérias. Por isso, abrir as janelas é fundamental para deixar a casa livre de contaminação. A circulação de ar interfere no ciclo e na reprodução da Covid-19, logo, se um familiar estiver infectado,  diminui o risco de outras pessoas da mesma casa contraírem o vírus.

Protective measures. Selective focus of a male hand in the rubber glove while cleaning the table

Neste momento, é importante atuarmos em conjunto para diminuir o máximo possível os casos de Coronavírus no Brasil. Tomar as precauções adequadas dentro de casa, com certeza, tem um papel muito importante no combate à Covid-19.

Gostou das nossas dicas? Nós, da Concisa, queremos sempre trazer para você as melhores sugestões e estamos juntos nesta luta contra o avanço da pandemia no país. Quer saber mais? Acesse o nosso blog!