Uma decoração atrativa e um layout funcional, sem dúvida, otimiza os espaços da sua casa, aliando estética à praticidade. O objetivo é ajudar você a aproveitar os espaços da casa, em especial neste momento em que passamos mais tempo nela, com a utilização total de todos os cantinhos do seu apartamento e também, claro, trazer criatividade e personalidade para o seu lar. 

Com dicas simples, você consegue aproveitar ao máximo os espaços domésticos e pode aplicá-los hoje mesmo. Móveis versáteis e divisões arrojadas, por exemplo, são algumas das dicas que vão aperfeiçoar a funcionalidade de cada área da sua casa. Por isso, neste post, nós, da Construtora Concisa, vamos apresentar para você 4 truques de layout e decoração para aproveitar cada espaço do seu lar. Confira!

1. Funcionalidade

Trazer funcionalidade não significa deixar de lado a estética, afinal, os dois conceitos não precisam caminhar em sentidos opostos. Hoje, inclusive, os dois são explorados com muita sofisticação e, claro, muita criatividade. Para ganhar vantagem nas dimensões e utilizar o espaço doméstico da melhor forma possível, você pode apostar em móveis multifuncionais, cuja finalidade abrange mais de uma função, como, por exemplo, cama com gavetas acopladas na parte inferior, kit de cozinha sob medida, beliche com armário integrado, entre outras várias opções disponíveis no mercado.

Além dos móveis multifuncionais, a disposição deles também vai influenciar diretamente no aproveitamento dos espaços e pode trazer um charme especial. Na sala, por exemplo, você pode substituir a estante ou o rack de televisão por apenas um painel atrativo e minimalista. Outra alternativa interessante é integrar o espaço das refeições com a cozinha, assim você economiza área para realizações da mesma finalidade. No Porto Brasil +, empreendimento da Concisa em Campo Bom, esses conceitos são bem aplicados, o que garante a funcionalidade dos ambientes, com uma estética impecável.

2. Divisão aberta

Uma forma incrível e prática de aproveitar não só o espaço, mas também de desfrutar de uma iluminação mais eficiente, é optar pelas divisões abertas. Elas funcionam como uma estante aberta que você pode utilizar para dividir os ambientes sem abandonar a praticidade na organização de livros, objetos e acessórios. Além disso, esse truque vai deixar sua casa muito mais encantadora! 

3. Prateleiras

Uma das formas mais conhecidas para se aproveitar os espaços domésticos, com certeza, é o uso das famosas prateleirasMóveis excepcionais para a organização dos objetos pessoais, elas ainda são muito eficientes, pois não ocupam nenhum espaço na superfície da casa, e acabam fazendo parte da decoração.

Você pode encontrar prateleiras dos mais variados tipos, cores e tamanhos e, assim, adaptá-las aos locais em que serão mais úteis conforme a sua necessidade. Na sala, para organizar livros, na cozinha, para acomodar os temperos, ou no quarto, para ordenar os porta-retratos. Enfim, as alternativas para o uso das prateleiras são infinitas.

4. Iluminação conta muito

Um truque que não fará, necessariamente, você aproveitar mais espaço, mas que trará uma percepção de amplitude é ter uma iluminação correta, de acordo com as dimensões da sua casa. Um sistema de iluminação ideal gera mais profundidade ao ambiente, além de fazer você dispensar lustres ou luminárias muito grandes. Imóveis com aberturas generosas, como os da Concisa, levam a vantagem extra de uma iluminação externa como grande aliada na composição do design do interior dos cômodos.

Agora, você também pode aplicar esses truques em sua casa e aproveitar melhor os espaços do seu lar. Compartilhe com a gente mais ideias! Gostou das nossas dicas? Acesse mais no nosso blog

Leia mais: Quarto sobrando? 4 ideias para transformá-los em um espaço multifuncional