A pandemia do novo coronavírus não modificou apenas as relações sociais, a economia e a rotina, ela também alterou, profundamente, o mercado de trabalho. O home office, trabalho remoto realizado de casa, é uma realidade, e muitos trabalhadores desempenham suas funções sem um lugar adequado, de forma pouco confortável.

Não ter um cantinho agradável e com conforto pode ser muito prejudicial não só à produtividade, mas também à qualidade do serviço exercido. Uma das alternativas que você dispõe para resolver o problema, sem dúvida, é desenvolver um ambiente dentro da sua casa capaz de agregar comodidade, tranquilidade e, claro, muito aconchego. 

Que tal transformar aquele quarto sobrando em um verdadeiro escritório? Nós, da Construtora Concisa, vamos dar algumas dicas para deixar o seu home office mais agradável. Confira!

Analise o espaço necessário

Em primeiro lugar, o planejamento deve guiar todas as ações do projeto. Analise, portanto, qual será o espaço necessário para o seu trabalho diário. Isso vai depender do tipo de atividade que você exerce. Se você é arquiteto, por exemplo, vai precisar de uma área maior do que precisaria uma jornalista. Por isso, entenda o espaço que será necessário para a sua atividade e planeje o ambiente de acordo com a expectativa de área útil. 

Escolha cores claras

Escolha uma pintura clara para o seu novo escritório, além de optar por móveis de tonalidades mais claras também. O ambiente, assim, fica mais vivo e mais leve, proporcionando mais energia na hora do trabalho, além de ajudar você a não ficar com sono e voltar para a cama.

Iluminação adequada é fundamental 

Mais uma vez, esse item vai depender muito da sua profissão. No entanto, para a grande maioria dos casos, o ideal é ter um ambiente muito bem iluminado, mas sem exagero. Escolha lâmpadas de LED, porque são muito eficientes, possuem uma grande variedade de tonalidades e consomem menos energia do que os demais modelos. 

Tomadas disponíveis

Lembre-se da necessidade de ligar computadores, impressoras e demais equipamentos eletrônicos, muitas vezes, ao mesmo tempo. Por isso, ter tomadas sempre disponíveis é uma enorme vantagem. Dessa maneira, você evita o uso de extensões, dispositivos que são muito úteis, mas que podem prejudicar a aparência do seu escritório. 

Cadeira confortável

Este, sem dúvida, é um dos itens mais importantes para o novo escritório. A cadeira é fundamental para o conforto e a saúde da coluna, afinal, é o lugar onde você passará boa parte do seu dia. Portanto, escolha uma cadeira confortável, grande e que comporte muito bem as suas costas. 

Escritório com cara de escritório

Pode parecer óbvio, mas não é. Deixar o cômodo realmente com cara de escritório é muito importante para a rotina de trabalho. Isso porque, em casa, temos muitas distrações que podem afetar a nossa produtividade. Por isso, deixe o ambiente clean e utilize apenas o necessário para exercer suas atividades da melhor forma possível. É importante deixar claro o papel do ambiente para poder desfrutá-lo com a eficiência adequada.

Novos tempos, nova rotina e novas adaptações. A vida, de certa forma, foi reinventada e, no mundo do trabalho, as novidades também estão presentes. Ter um cantinho ideal para você realizar o seu trabalho com conforto, tranquilidade e espaço de sobra é muito importante. Gostou das nossas dicas? Nós, da Concisa, queremos sempre trazer as melhores sugestões para você! Conheça nossos empreendimentos e todo o conforto que eles têm a proporcionar! Quer saber mais? Acesse o nosso blog

Leia mais: Layout e decoração: 4 truques para aproveitar os espaços

Quarto sobrando? 4 ideias para transformá-lo em um espaço multifuncional