Em 2019, o mercado imobiliário, finalmente, cresceu com força, após os anos anteriores de recessão econômica. A partir disso, construtoras e incorporadoras, além de aumentarem as vendas, lançaram novos empreendimentos. A perspectiva para 2020 era muito favorável. Segundo analistas do mercado, era esperado um aumento de cerca de 20% em relação ao ano anterior.  Com os efeitos da pandemia do novo coronavírus, no entanto, as projeções frearam, o que não significa que não houve crescimento. Mesmo em um cenário de instabilidade econômica, o mercado imobiliário cresceu, o que é um forte indicador para 2021

Neste post, nós, da Construtora Concisa, vamos mostrar mais alguns detalhes sobre as principais tendências do mercado imobiliário em 2021. Acompanhe! 

 

Cenário após a pandemia

Segundo um levantamento da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), no segundo semestre de 2020, em plena pandemia, o mercado imobiliário apresentou um crescimento de 10,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, o que, sem dúvida, realça o poder de resiliência do setor. 

Embora a pandemia tenha afetado as perspectivas iniciais para o ano, o setor ainda assim demonstrou um bom desempenho. Além disso, os fatores econômicos adiaram muitas negociações, reprimindo vendas, o que significa que, com a retomada da economia pós-pandemia, a tendência para 2021 é de ser um ano com um grande aquecimento no mercado imobiliário. 

 

Juros ainda baixos 

O ano de 2020 foi marcado por sucessivas baixas da taxa Selic, realizadas pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central, o que, inclusive, culminou em uma queda histórica, chegando ao patamar de 2%. As medidas, claro, têm como objetivo reduzir os juros em todos os setores da economia, sobretudo nas taxas sobre financiamentos imobiliários, o que estimulou a compra de imóveis. 

A boa notícia para 2021 é, justamente, a manutenção dos níveis baixos de juros. Segundo o Boletim Focus, que é um relatório semanal publicado por economistas do Banco Central com as estimativas do mercado, a taxa Selic continuará no patamar dos 2%, com projeções que variam entre 2,5% e 2,75%. Isso significa que financiar um imóvel em 2021 continuará barato, na medida em que os juros das parcelas se manterão baixos. 

 

Mercado imobiliário vai atrair outros investidores

O mercado imobiliário, como já citamos anteriormente, é muito resiliente, ou seja, resiste bem às instabilidades econômicas e não reduz a rentabilidade de acordo com redução da taxa de juros, o que acontece em outros setores de investimentos, como algumas linhas de renda fixa e de renda variável. 

Assim, uma forte tendência para 2021 é a atração desse público de investidores para o mercado imobiliário, afinal o imóvel é considerado uma moeda forte, ou seja, é um investimento que gera boa rentabilidade e muito seguro. Com isso, a tendência é aumentar a disponibilidade de boas oportunidades para negociação, valorizando o preço dos imóveis no médio prazo.

 

Apartamentos para home office

Além das tendências de compra e venda envolvendo o mercado imobiliário, outra forte projeção para o setor é a procura por apartamentos com espaço adequado para um escritório. O home office, ao que tudo indica, vai seguir sendo muito praticado em 2021, o que indica a necessidade das construtoras oferecerem apartamentos amplos com, ao menos, 2 dormitórios. 

Recentemente, no blog da Concisa, trouxemos algumas dicas de como transformar o quarto sobrando em um home office, afinal, a conjuntura fez o mercado de trabalho se transformar, exigindo também mudanças nos apartamentos. A Concisa, por exemplo, oferece imóveis mais amplos do que os concorrentes, o que, sem dúvida, proporciona mais conforto para o morador trabalhar em casa.

Embora com muitos desafios, 2021 promete ser um ano de superação e de um mercado imobiliário ainda mais forte e inovador. Conheça mais sobre as oportunidades que a Concisa tem clicando aqui e comece 2021 com um apartamento ideal para você!