O rigor pela excelência, sem dúvida, é o que move cada empreendimento projetado pela Concisa. Para garantir ótimos níveis de qualidade e assegurar o alto patamar de padrão construtivo, a construtora número 1 em primeiro imóvel se atenta a todas as normas e a todos os requisitos de construção, oferecendo produtos sustentáveis, seguros e com vida útil prolongada.
Uma das principais normas para garantir a excelência do padrão construtivo é a ABNT NBR 15.575, cujo foco se volta à qualidade de desempenho das edificações residenciais. O documento conectou vários componentes de outros regulamentos, a fim de estabelecer uma padronização de qualidade na engenharia e na arquitetura.
Quer conhecer mais detalhes da NBR 15.575? Neste artigo, nós, da Concisa, vamos explicar tudo sobre o assunto. Confira!
Afinal, o que é a NBR 15.575?
A ABNT NBR 15.575 também é conhecida como Norma de Desempenho e a sua primeira edição foi disponibilizada para consulta pública em 2007, mas só entrou em vigor em 2013, após um longo processo de correções e aperfeiçoamentos. No início, ela era válida apenas para edificações com até 5 pavimentos. Atualmente, no entanto, o documento engloba todos os empreendimentos residenciais, como casas e apartamentos.
A norma analisa o desempenho qualitativo da edificação ao longo da sua vida útil, o que exige maiores esforços por parte do mercado da engenharia civil para manter níveis elevados nos empreendimentos. A ABNT NBR 15.575, portanto, estabelece critérios e requisitos com metodologias de avaliação específicas para cada parte da construção.
Estrutura da norma
A norma é dividida em 6 partes, ou seja, em 6 conjuntos normativos. Todas as formas de avaliação têm como objetivo principal garantir habitabilidade, segurança e sustentabilidade aos usuários. A fração da Norma de Desempenho é a seguinte: Requisitos Gerais, Sistemas Estruturais, Sistemas de Pisos, Sistemas de Vedações Verticais Internas e Externas, Sistemas de Coberturas e Sistemas Hidrossanitários.
Em relação à segurança, os requisitos da norma visam à estrutura, à prevenção contra incêndio e à garantia no uso e na operação da edificação. A habitabilidade é assegurada a partir da estanqueidade, do desempenho térmico, acústico e lumínico, da saúde, da higiene, da qualidade do ar, da funcionalidade, da acessibilidade e do conforto tátil e antropodinâmico.
Quanto à sustentabilidade, a NBR 15.575 estabelece requisitos práticos, como, por exemplo, durabilidade, capacidade e recorrência de manutenções, além, claro, dos impactos ambientais gerados pelo projeto.
Benefícios para os usuários
Os requisitos privilegiam, sobretudo, os benefícios ao consumidor e dividem as responsabilidades entre fabricantes, projetistas, construtores e usuários. A ABNT NBR 15.575 estabelece os níveis de segurança, de conforto e de resistência a cada um dos sistemas que compõem o imóvel.
Além disso, também determina critérios objetivos de qualidade em relação aos procedimentos de medição dos sistemas que atendem aos requisitos, garantindo a certeza de um excelente projeto e com alto padrão de construção residencial.
A Concisa e a NBR 15.575
Todos os empreendimentos da Construtora Concisa cumprem com a ABNT NBR 15.575, oferecendo mais durabilidade ao produto, conforto térmico, proteção acústica, alto padrão dos materiais e dos detalhes construtivos, critérios inovadores de prospecção de terrenos e simulações de desempenho, além de um controle de qualidade muito maior.
Anualmente, a Concisa recebe auditores das normas nacionais e internacionais de qualidade que verificam o cumprimento dos requisitos da Norma de Desempenho. Esses procedimentos servem para garantir o compromisso da construtora com os requisitos técnicos e com a alta qualidade de todos os seus produtos.
Saiba mais sobre os empreendimentos da Concisa!
Quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre mercado imobiliário, construção e decoração? Acompanhe o blog da Concisa e nos siga no Instagram!