Uma cidade cheia de natureza e tradição, Estância Velha é cultura e história em toda sua extensão. Colonizada por alemães, é possível perceber a forte influência do país em sua arquitetura e nas festas tradicionais. Integrante da Rota Romântica, o município está em constante desenvolvimento e oferece muita qualidade de vida aos seus moradores.

Quer saber os pontos principais dessa cidade? A Concisa te mostra! Nesse post, conheça as belezas de morar em Estância Velha. Garantimos que você vai se apaixonar.

Amor às origens

O primeiro imigrante alemão que se estabeleceu em Estância Velha foi Mathias Franzen, um sapateiro, que começou deu início a toda a tradição coureira e calçadista da cidade. Depois dele, diversos imigrantes vieram para a região e fizeram dela sua morada. Uma das homenagens a eles é o Monumento ao Curtidor, localizado no centro do município. Ele representa o trabalho dos profissionais que fizeram Estância velha ter destaque nacional e internacional como a capital brasileira dos curtumes.

Outro elemento que ilustra a forte cultura alemã da cidade é o Festival de Kerb, que acontece anualmente, todo mês de abril. O evento cultural ilustra a história e alegria trazida pelos imigrantes alemães. Bandinhas, comidas típicas, chope em metro, apresentações artísticas e muitas outras atrações envolvem esta festa, que é uma referência no município.

Natureza por todos os cantos

A cidade é bastante arborizada e, por ter uma grande extensão de área rural, o verde predomina. Mas mesmo em pontos mais urbanizados, a natureza se faz presente. Na Avenida Brasil – uma das principais da cidade – está um exemplo disso: o caminhódromo de Estância Velha. Ele tem aproximadamente 800m de extensão e é bastante utilizado pela população para caminhadas no final da tarde ou início da manhã. O caminho de asfalto é cercado por vegetação exótica, tornando o local perfeito para quem precisa de um pouco de verde no dia a dia.

Outro ponto bastante visitado é o Matinho da Prefeitura, oficialmente chamada Reserva Ecológica Leopoldo Alberto Baeckel. Ela fica no final da rua Machado de Assis, no bairro União. A área do parque abriga parte da mata nativa de Estância Velha, e preserva as árvores mais antigas da cidade. Existem visitas orientadas, mas você também pode explorar livremente as trilhas e aprender mais sobre a vegetação local.

Quem gosta de animais não pode deixar de ir à Hípica Terra Santa, no bairro Encosta do Sol. A entrada é aberta ao público, que pode passear e apreciar a beleza do local, com lago, patos, marrecos, papagaios, gansos, garnizés e garças. Com sorte, ainda é possível encontrar uma perdiz ou uma lebre pelo campo. Maior escola de equitação do Rio Grande do Sul e uma das maiores do Brasil, oferece aulas de equitação em cavalos treinados, em modalidades que incluem salto, horseball, rédeas, trail open e adestramento.

 

Gostou de Estância Velha? Tem muito, muito mais para explorar nessa cidade linda! Que tal vir aqui e conhecer isso de perto? Se você já foi para lá ou é morador, conte para nós, nos comentários, o que você mais gostou!