Parada obrigatória da Rota Romântica da Serra Gaúcha, Ivoti, também conhecida como Cidade das Flores, encanta por sua beleza natural e pelas riquezas culturais, evidenciadas na arquitetura e gastronomia de influência alemã e japonesa. 

Apesar de pequeno, o município oferece diversas atividades e eventos o ano todo, como as tradicionais Feira das Flores, Feira do Mel, Rosca e Nata e a Feira do Livro. Além disso, há encantadores pontos turísticos que contam um pouco mais sobre a história e cultura da cidade. 

Quer conhecer mais sobre as atrações de Ivoti? No blogpost de hoje, a Concisa separou 6 dicas do que fazer na cidade. Confira!

 

Núcleo de Casas Enxaimel

Se você gosta de passear ao ar livre e de apreciar a arquitetura da cidade, esse é o lugar certo! O Núcleo de Casas Enxaimel, também conhecido como Buraco do Diabo, fica localizado no bairro Feitoria Nova e é o maior núcleo da técnica no país. O local abriga 5 das 32 casas enxaimel existentes em Ivoti, construídas entre os séculos XVIII e XIX por imigrantes alemães, onde se instalam o Museu Cláudio Oscar Becker, a Casa Zimmermann, onde funciona o Armazém Colonial, a Casa do Artesão, o Departamento de Turismo e Cultura e a Casa Amarela. O Núcleo também recebe os principais eventos da cidade, tornando-se um dos pontos turísticos mais visitados de Ivoti.

 

Mirante de Ivoti

Para curtir a natureza e apreciar uma vista incrível, a dica de passeio é o Belvedere. Construído nos anos 1980, o local oferece uma vista panorâmica do bairro Feitoria Nova, havendo até mesmo uma luneta no local para garantir a melhor experiência. Ao lado do mirante há também uma escadaria de 176 degraus, que atravessa a mata nativa e liga o bairro ao centro da cidade.

 

Cachaçaria Weber Haus

A destilaria iniciou seus trabalhos em 1948 e, desde então, tem estado entre as principais cachaçarias do país. O visitante pode aproveitar para fazer compras no showroom da destilaria e ainda realizar um tour guiado para conhecer a história da família Weber, o processo de fabricação da cachaça e demais bebidas, além de degustar alguns produtos.

 

Memorial da Colônia Japonesa

O Memorial, criado em 2010, preserva a história das 26 famílias de imigrantes japoneses que se instalaram em Ivoti, na década de 1960, em busca de novas oportunidades. O espaço abriga louças, vestimentas, ferramentas e documentos, proporcionando uma aproximação e interação dos visitantes com a cultura nipônica. Uma outra dica é visitar o local no último domingo do mês, pois é quando ocorre a tradicional Feira na Colônia Japonesa, que comercializa produtos coloniais, artesanato, flores, bonsai e suculentas, chope artesanal e ainda pode ser degustada a culinária típica japonesa.

 

Museu Cláudio Oscar Becker

Outro ótimo passeio para conhecer mais sobre a história da população de Ivoti é o Museu Cláudio Oscar Becker, localizado no Núcleo de Casas Enxaimel. O museu foi criado em 1995 e conta a história dos primeiros habitantes da região, através de 1.600 objetos de decoração, utensílios domésticos e móveis, todos doados por famílias da cidade. A entrada é gratuita e o local recebe visitação todos os dias da semana. Imperdível!

 

Casa Amarela

Para aproveitar um delicioso café colonial em um ambiente acolhedor, uma ótima opção é o Restaurante e Café Colonial instalado na Casa Amarela, também localizada no Núcleo de Casas Enxaimel. Lá você encontrará pratos típicos alemães, além de cucas, roscas, bolos, salgados e pães. A Casa Amarela foi construída em 1907 e abrigou um entreposto comercial na década de 1940. O local se encontra ao lado da Ponte do Imperador, construída entre 1857 e 1864, outro importante ponto turístico do município.

 

Gostou das nossas dicas? Logo, logo, Ivoti ganhará um novo ponto de referência: o novo empreendimento da Concisa. Acompanhe nosso blog e redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades!

 

LEIA TAMBÉM: 4 LOCAIS AO AR LIVRE PARA VISITAR NO VALE DOS SINOS