O Rio Grande do Sul está recheado de bons lugares para “turistar”. Independente de qual seja seu gosto para viagens, sem dúvidas, há uma cidadezinha perfeita para você explorar. O Blog da Concisa apresenta uma lista com algumas cidades do RS ótimas para o turismo.

Sapiranga

Caminhos de Jacobina

Sapiranga é um dos principais pontos turísticos do estado. A Cidade das Rosas, como é conhecida, reúne história – com forte colonização alemã – e inúmeras belezas naturais. Desde 1964, a cidade recebe todo ano a Festa das Rosas, que movimenta seu povo e sua economia e recebe milhares de turistas para apreciar a cultura e culinária local. Além de sua flora característica, Sapiranga é conhecida por suas paisagens de tirar o fôlego. Muita gente busca a cidade para o famoso voo livre do Morro Ferrabraz, que possui uma vista panorâmica da cidade, que conta ainda com paradas obrigatórias como a Cascata dos Deberofski, Caminhos de Jacobina a Reserva Ecológica da Família Lima. Quer mais? Confira um guia completo de cultura e lazer em Sapiranga.

Cambará do Sul

Cânion Itaimbezinho

Quando se pensa em locais favoritos para turismo no Rio Grande do Sul, um dos principais a vir à mente é Cambará do Sul. O destino é um dos favoritos de quem gosta de um bom momento em contato com a natureza. As atrações mais procuradas são o Cânion Itaimbezinho, no Parque Nacional de Aparados da Serra, e o Cânion Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral, ambos abertos a visitação. Porém, é possível aproveitar também o Circuito das Águas (que conta com a Cascata dos Venâncios, o Passo do “S” e o Passo da Ilha) e a Trilha do Rio do Boi. Se você busca por uma viagem em clima mais aventureiro, Cambará do Sul espera por você.

Campo Bom

Largo Irmãos Vetter

Apesar do clima de cidadezinha pequena, não se deixe enganar: Campo Bom é uma cidade grande, preocupada com inovação e futuro – para começar, foi a primeira cidade a oferecer wi-fi gratuito para a população, a W-Campo Bom. Acolhedora e cheia de riquezas históricas, Campo Bom é uma ótima cidade tanto para se visitar quanto para se morar. A qualidade de vida que se sente dá gosto de conhecer a cidade, que conta com ótimas opções turísticas, como o Parque Municipal do Trabalhador, Largo Irmãos Vetter e o Complexo Cultural do Centro de Educação Integrada, espaço de lazer e cultura que reúne auditório, cinema e área para esportes. Se o tempo estiver propício, você ainda pode explorar a cidade de bicicleta, graças às excelentes ciclovias.

Santa Cruz do Sul

Santuário de Schoenstatt – Foto: Pé Na Estrada

Lar da Oktoberfest, Santa Cruz do Sul é uma ótima parada na região central do Rio Grande do Sul. Se você não é muito fã das celebrações outubrinas, não se preocupe, a cidade é muito mais que isso. A colonização alemã é muito forte e influencia na arquitetura e nos principais pontos turísticos, como o Monumento ao Imigrante, os Bonecos Fritz e Frida e o Santuário de Schoenstatt. Além destes, você precisa conhecer o Túnel Verde, o Lago Dourado, o Parque da Gruta, as muitas praças – destaque para a Praça Getúlio Vargas -, o Palacinho, o Estádio dos Eucaliptos e Estádio dos Plátanos e as construções da  Catedral São João Batista e Igreja Evangélica de Confissão Luterana.

Novo Hamburgo

Santuário das Mães

Novo Hamburgo é uma cidade industrial, com forte mercado calçadista. Não é de se surpreender, portanto, que dois de seus pontos turísticos sejam o Monumento ao Sapateiro e o Museu Nacional do Calçado, sem falar nas feiras de calçado (Fenac e Fimec), que fazem girar a economia local e impulsionam o turismo comercial na região. Porém, se o que você procura é mergulhar na cultura local, opções não lhe faltam. Do Monumento ao Imigrante, construído em homenagem ao centenário da imigração alemã no estado, aos Museu Casa Schmitt Presser e Fundação Ernesto Frederico Scheffel, passando por Museu do Índio – com acervo dos índios Tikuhna do Alto Solimões – e Santuário das Mães, há muito o que se explorar. Sem falar nas áreas verdes, como Parque Henrique Luis Roessler,  EcoParque da Lomba, Balneário da Cascata e Vale Dourado, para citar alguns.

São Miguel das Missões

Para aqueles que querem explorar a história do Rio Grande do Sul, as Missões são um ótimo lugar para se começar. As Ruínas de São Miguel são história viva. Localizadas no centro da cidade, as gigantes se mantém firme frente ao tempo. Em 1983, foram declaradas Patrimônio Mundial pela UNESCO. As construções que datam do século XVII, contam a história das missões jesuíticas e do povo indígena que nessa região padeceu. De dia, você pode explorar o campo aberto, caminhar por entre as ruínas e descobrir cada uma de suas feições. À noite, o Espetáculo Som e Luz narra a trajetória do herói indígena Sepé Tiaraju e o que está por trás das construções. Além das ruínas, é possível conhecer o Museu das Missões e a Fonte Missioneira, que trazem mais um mergulho ao passado. O roteiro da viagem a São Miguel das Missões pode não ser muito extenso, mas sem dúvidas é gratificante e vale cada segundo.

Sapucaia do Sul

Morro das Cabras

No coração do Vale dos Sinos e da Região Metropolitana de Porto Alegre, Sapucaia do Sul é conhecida por ser a “cidade do Zoo”, mas é muito mais que isso. Além do Parque Zoológico, o município conta com uma área verde muito rica, com estruturas naturais como o Morro das Cabras, Morro do Chapéu e Morro de Sapucaia, onde é possível fazer trilhas, rapel e acampar. A Praça da Juventude recebe eventos culturais e esportivos gratuitos e a Praça General Freitas, localizada no centro de Sapucaia, abriga artesãos e vendedores locais e oferece sombra de árvores para descansar e área de playground para crianças.

Gostou das inspirações? Qual cidade gaúcha você não vê a hora de explorar?