O quarto das crianças tem um papel fundamental no desenvolvimento infantil, afinal é o único espaço da casa feito exclusivamente a elas. Por isso, deve estar associado à segurança, ao conforto e aos estímulos para brincadeiras e estudos. Para montar o quarto ideal para a criançada, confira as 4 dicas que a Concisa preparou especialmente para os seus pequenos. Acompanhe!

Organização

Manter o quarto das crianças organizado pode ser um verdadeiro desafio. Os bichinhos de pelúcia, bonecas, carrinhos e outros brinquedos que se acumulam pelo chão à medida que o dia passa costumam deixar os pais sem nem saber por onde começar a arrumação. Pensando nisso, quando for montar o quarto dos seus filhos, invista em itens para facilitar a organização: cestos de tecido, caixas organizadoras, prateleiras e porta-livros de parede. Lembre-se que eles devem ser de fácil acesso, pois, assim, você ensina às crianças o papel delas na organização e consegue mantê-los sempre alinhados.

Funcionalidade 

Se o quarto é das crianças, é natural que tudo seja adaptado para elas, não é mesmo? Por isso, deve-se levar em conta a ergonomia dos móveis, ou seja, optar por aqueles que se adequam ao peso e à altura de quem vai utilizá-los, bem como à sua funcionalidade. Móveis planejados, feitos com materiais resistentes e duráveis, além de otimizarem o espaço, geralmente são pensados a longo prazo, com opções de regulagem que acompanham o crescimento da garotada.

Cores

As cores estimulam a criatividade e a imaginação dos pequenos. Porém, existem diversas formas de colorir o espaço. Diferentes tons podem ser utilizados ao pintar as paredes, ou você pode optar por tonalidades mais neutras e investir em um papel de parede diferenciado, ou até adesivos removíveis. Outra opção é colocar as cores em cortinas estampadas, persianas e tapetes divertidos.

Segurança 

Nossa última dica é a grande preocupação dos papais e das mamães: a segurança. Para garantir que o seu filho curta o próprio espaço de maneira tranquila e confiável, certifique-se de ter proteção extra — recursos como telas nas janelas, grade para berço e protetor de tomadas e de quinas, além de protetor de porta para evitar fechadas bruscas que provoquem ferimentos nas crianças. Para os maiorzinhos, utilize pisos antiderrapantes para garantir que as brincadeiras não resultarão em quedas. Também é importante se certificar de que elementos como luminárias de chão, cabideiros e móveis em geral estejam bem posicionados para que não caiam sobre os pequenos.

Considerando esses 4 aspectos essenciais, fica muito mais fácil montar o quarto das crianças com segurança e tranquilidade, garantindo que eles tenham toda a liberdade para se sentirem confortáveis e confiantes. Gostou das nossas dicas? A Concisa está sempre pensando no melhor para a sua família. Acompanhe o nosso blog!

Leia também: PRIMEIRO IMÓVEL: COMO DECORAR A SUA CASA NOVA.