Atualmente, as construtoras têm priorizado a construção de apartamentos pequenos – compactos – ideias para pessoas solteiras, famílias em formação e jovens que estão começando a vida fora da casa dos pais. Geralmente, os apartamentos apresentam um valor mais acessível, tendo, em média, de 30m² a 60m². Outra vantagem que os apartamentos menores oferecem é o fato de que o morador não precisa gastar muito com a decoração do ambiente, afinal, poucos elementos já podem preencher e tornar o seu lar mais aconchegante e com a sua cara! O empreendimento Estação Brasil, por exemplo, é o maior dentro desta categoria. Embora, aparentemente, tenham pouco espaço, os imóveis oferecem uma vasta gama de possibilidades.

Pensando nisso, nós, da Concisa, trazemos cinco dicas essenciais para quem comprou um imóvel menor. Confira aqui como otimizar o espaço do seu apartamento!

Dê preferência às cores claras

Utilizar cores claras nas paredes dá a impressão de amplitude, além de melhorar a iluminação e valorizar a luz natural. Não se limite apenas a tons de branco, cinza ou bege; aposte em toques de cores vivas em outras partes da decoração, como nos móveis e almofadas. Ter uma das paredes em tons mais iluminados e abertos, como amarelo ou azul claro, também faz uma grande diferença e dá mais vida ao ambiente.

Abuse dos espelhos

Os espelhos também são uma boa opção para dar a impressão de um espaço mais amplo. Colocar uma parede de espelho na sala de jantar, por exemplo, pode ser uma boa pedida para aumentar o campo de visão! Se você não é muito fã deles, pode colocá-los em ambientes onde você não passa muito tempo. Uma boa dica também é evitar colocá-los perto da televisão, já que o reflexo pode gerar desconforto. No quarto, um espelho grande apoiado no chão ou fixado à parede também funciona muito bem!

Tente criar espaços abertos

Quanto mais espaços abertos, maior será a sensação de amplitude, por isso, evite criar barreiras visuais com móveis para separar os ambientes. Prefira armários baixos ou verticais, que ajudam a economizar o espaço e que ajudem na hora de guardar os utensílios do dia a dia. Dê atenção na hora de decorar, de forma que os ambientes sejam integrados ao invés de separá-los.

Aposte em móveis multiuso

Sofás-cama, mesas de centro e puffs que se tornam baús, mesas compactáveis… todos são opções válidas quando se trata de decorar um espaço pequeno. Mesmo que você não goste muito deles, os móveis multiuso são versáteis e podem ser a grande solução dos seus problemas de espaço. Cozinhas americanas que permitem que você esconda os bancos depois de usá-los; outra ótima ideia!

Dê preferência aos móveis pequenos ou planejados

Procure não optar por móveis grandes; eles ocuparão um espaço que você poderia utilizar para outros fins. Dê preferência a mesas de jantar de quatro lugares, por exemplo, e sofás de dois lugares na sala de estar. Os móveis planejados também são uma ótima pedida; embora sejam um pouco mais caros do que os demais, o espaço disponível é melhor aproveitado.

Essas foram algumas das nossas dicas para você conseguir aproveitar melhor o espaço do seu apartamento! Você tem alguma ideia ou dica para compartilhar conosco? Conte-nos nos comentários!