Com o inverno se aproximando, a vontade de apreciar um bom vinho fica cada vez maior! E é impossível falar dessa bebida sem lembrar da Serra Gaúcha, a principal região vinícola do país.

Para se ter uma ideia, o Rio Grande do Sul  é responsável por 90% do mercado exportador brasileiro, e 85% do que o Estado produz vêm da região serrana, de acordo com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).

Além da forte cultura italiana trazida pelos imigrantes, um dos motivos da grande produção por lá é o clima e as características do solo, propícios para o cultivo das uvas.

Por isso, neste post, a Concisa traz algumas sugestões de vinhos da Serra que você precisa conhecer neste inverno!

1. Casa Perini Merlot

vinhos da serra gaucha2

Com coloração violeta-púrpura, o Merlot da Casa Perini tem aroma frutado do tipo cereja, que remete a especiarias, frutas maduras, notas de baunilha e café.

Feito em Farroupilha, tem sabor equilibrado e textura encorpada, harmonizando bem com os pratos mais consistentes: vai bem com carnes vermelhas, massas, pizzas, queijos e embutidos.

Uva: Merlot

Graduação alcoólica: 12%

Tipo: Tinto

2. Aurora Reserva Tannat

vinhos da serra gaucha3

De Bento Gonçalves, o Tannat da Aurora Reserva é um vinho intenso, concentrado e volumoso. Com coloração profunda, contém aromas que remetem a frutas negras maduras e especiarias. Possui notas de carvalho, as quais lembram grãos de café tostados.

É um vinho que harmoniza com alimentos fortes. Como sugestão: carré de cordeiro, entrecot grelhado, costela bovina, queijos fortes, copa e salame italiano.

Uva: Tannat

Graduação alcoólica: 12,5%

Tipo: Seco

3. Garibaldi Chalet Du Clermont Chardonnayvinhos da serra gaucha1

Produzido na vinícola Garibaldi, no município de mesmo nome, essa sugestão é para os amantes dos vinhos brancos e refrescantes! O Chardonnay, com notas de pêssego e aroma intenso, possui nuances florais com leve toque de brotos verdes.  

É um dos mais indicados para acompanhar jantares leves. Harmoniza com saladas, molhos suaves, grelhados de peixes e frutos do mar.

Uva: Chardonnay

Graduação alcoólica: 12,5%

Tipo: Branco

4.  Cave de Pedra Adaga Marselan

vinhos da serra gaucha4

Da variedade tinto seco, o Cave de Pedra Adaga Marselan é obtido por meio do cruzamento de Cabernet Sauvignon e Grenache. A vinícola fica em Bento Gonçalves e é considerada uma das mais charmosas da região.

Possui coloração brilhante de tons violáceos que se unem a um rubi vibrante. O aroma é super marcante, com especiarias como cravo, toques defumados e notas frutadas.

É indicado para acompanhar pratos condimentados e untuosos, como massas com molhos de cogumelos trufados, carne de javali e cordeiro com guarnições agridoces.

Blend: Marselan – composto de Cabernet Sauvignon e Grenache

Graduação alcoólica: 13%

Tipo: Seco

vinhos da serra gaucha6

Agora que você sabe quais vinhos escolher para experimentar neste inverno, nada melhor do que uma boa companhia em um lugar aconchegante, como um Concisa.

Siga ligado no nosso blog para acompanhar outras dicas como estas!