A educação financeira ainda é um desafio para vários brasileiros, afinal, não somos ensinados a cuidar das nossas finanças desde quando éramos crianças e somente na vida adulta, com todas as responsabilidades e compromissos, é que nos damos conta da importância de ter um controle financeiro bem estabelecido. Está precisando de ajuda nessa parte? Neste blogpost, a Concisa selecionou 4 dicas para melhorar seu controle financeiro pessoal. Acompanhe!

 

1. Mapeie seu custo de vida

O passo inicial para ter um bom controle financeiro é mapear o seu custo de vida, ou seja, saber exatamente quanto você gasta para se manter mensalmente. Isso leva em conta seus gastos fixos, como aluguel ou condomínio, supermercado, água, luz, internet, telefone, transporte, etc. Também é importante incluir outras despesas, como saídas para restaurantes, atividades de lazer e itens ocasionais, como roupas novas e salão de beleza. 

Para completar seu mapeamento, é fundamental computar sua renda mensal, de forma a equilibrar suas receitas e despesas. Assim, você tem a exata noção do quanto ganha e de quanto gasta para manter o seu padrão de vida. Com isso, fica mais fácil visualizar possíveis cortes ou economias, além de uma organização prévia para objetivos futuros.

 

2. Utilize recursos digitais

Para facilitar o seu controle, utilize recursos digitais. Existem diversas plataformas, algumas até gratuitas, que tornam essa gerência muito mais fácil de ser atualizada. Aplicativos como Mobills, Organizze, Orçamento Fácil e Guia Bolso são excelentes aliados para organização das finanças, através dos quais é possível vincular as suas contas, incluir cartões, planejar suas finanças e criar objetivos de médio e longo prazo. 

 

3. Faça uma reserva de emergência

Uma dica dos especialistas do mercado financeiro para ter melhor controle das finanças é fazer uma reserva de emergência, ou seja, acumular um valor que corresponda ao seu custo de vida de 6 a 12 meses. Assim, frente a qualquer imprevisto, você pode arcar com alguns meses sem trabalho sem comprometer o seu estilo de vida nem precisar recorrer ao cartão de crédito ou a empréstimos de bancos.

 

4. Resolva as suas dívidas

Outro passo importante é resolver as suas dívidas e isso deve ocorrer de duas maneiras. Primeiramente, é fundamental saldar o quanto antes as dívidas que já estão pendentes, afinal, elas sempre vêm acompanhadas de juros que podem impedir o desenvolvimento saudável das suas finanças. Em segundo lugar, é importante se comprometer somente com as contas que cabem no seu orçamento, levando em consideração as taxas extras. Assim, você mantém o controle sobre a sua organização financeira, sem surpresas desagradáveis ou encargos exorbitantes.

 

Gostou das nossas dicas? A Concisa tem imóveis com condições facilitadas que cabem no seu orçamento. Visite o nosso site e saiba mais!