O Vale do Sinos é uma região incrível porque é cercada de belezas naturais e construções históricas que remetem aos tempos da colonização europeia. Pensando nisso, a construtora Concisa selecionou 5 pontos turísticos do Vale do Sinos para você conhecer. Lembramos que, pelo momento que estamos vivendo, é importante respeitar as recomendações sanitárias vigentes. Aproveite este conteúdo.

 

Cascata dos Bugres 

Localizada em Santa Maria do Herval, a Cascata dos Bugres é um lugar encantador e de fácil acesso, estando a somente 1,5km do centro da cidade. Perfeita para quem quer desfrutar de um pouco de natureza, mas sem precisar se deslocar por horas, esse recanto é ideal. Com uma linda cascata, bancos e uma caverna bem bonita, vale a pena visitar e curtir um chimarrão ou ler um livro em meio à natureza. 

 

Pomar Muckers

Outra opção de passeio natural é visitar o Pomar Muckers. Localizado no interior de Morro Reuter, o Muckers é um pomar de frutas frescas, principalmente pêssegos e maçãs, onde é possível participar da colheita mediante agendamento durante o período das safras. Por lá, você também encontra outros produtos coloniais à venda. Para verificar o funcionamento, entre em contato pelo Facebook ou pelo WhatsApp (51) 99962-0136.  

 

Museu Cláudio Oscar Becker

O Museu Cláudio Oscar Becker faz parte do Núcleo de Casas Enxaimel, localizado no bairro Feitoria Nova, em Ivoti, um conjunto de casas que remetem ao final do século XIX e início dos anos 1900. Criado com o propósito de preservar e divulgar as memórias e histórias do município, o local é um museu de ambiência​ que retrata como as famílias viviam​ na época da colonização. Todas as peças expostas foram doadas pela comunidade, garantindo ainda mais autenticidade ao patrimônio histórico-cultural da cidade. É uma bela viagem no tempo e diversão garantida para toda a família. Saiba mais sobre o museu clicando aqui. 

 

Museu do Trem de São Leopoldo

Outro espaço que faz parte da história do Vale do Sinos é o Museu do Trem, em São Leopoldo. A antiga estação ferroviária da cidade foi a primeira a ser construída no Rio Grande do Sul. Devido à sua importância histórica, o local foi escolhido como Centro de Preservação da História Ferroviária do Estado, tendo sido fundado em 9 de março de 1985. Para agendar uma visita guiada ou pesquisa, entre em contato pelo email museudotrem@saoleopoldo.rs.gov.br

 

Rota Colonial Baumschneis, em Dois Irmãos

A nossa última dica é um mix perfeito entre natureza, produtos coloniais e história da imigração alemã na região de Dois Irmãos. A Rota Colonial Baumschneis surgiu do interesse da localidade Travessão Rübennich em diversificar suas atividades, tornando a cultura local e cotidiana um atrativo turístico. Com diversos lugares para visitação, como o Armazém Scholles, a Cervejaria Hunsrück, a Propriedade Stoffel e o Centro Comunitário Jacob Feiten, o roteiro de 7km é totalmente asfaltado e de fácil acesso aos visitantes. Trata-se de um passeio incrível guiado pelos empreendedores, que abrem as portas de suas casas para receber turistas e apresentar o que há de melhor na colônia, tanto de gastronomia quanto de hospitalidade. Saiba mais sobre essa rota especial clicando aqui

 

Gostou das nossas dicas? O Vale do Sinos conta com lugares incríveis. Tomando todos os cuidados de segurança, é possível aproveitar esses passeios. Para mais sugestões, continue acompanhando o blog da Concisa.

 

Leia também: 4 HÁBITOS PARA CUIDAR DA SAÚDE