Qual é a melhor opção de compra: apartamento na planta ou pronto para morar? Ambas as alternativas têm muitos pontos positivos, o que, por vezes, torna a decisão complicada. Além disso, o seu momento de vida pode influenciar a escolha. Por isso, analisar todos os fatores é essencial.

Para ajudar você a escolher a melhor opção de apartamento e a realizar o seu sonho, a Concisa separou, neste artigo, 5 vantagens de comprar um apartamento na planta. Os benefícios desse tipo de aquisição são vários, a exemplo da economia, da valorização a longo prazo e da organização financeira, dentre vários outros. Confira, abaixo, todos os detalhes! 

 

Melhor preço

Vamos começar, é claro, por um dos fatores que mais influenciam os compradores a optar por um apartamento na planta: o preço. Geralmente, o valor de um imóvel que ainda não foi construído acaba sendo muito mais barato do que o de um apartamento já pronto. 

Imóveis na planta, portanto, são indicados para compradores que, sem abandonar o alto padrão construtivo, querem economizar, já que alguns especialistas apontam uma economia de até 20% em comparação a apartamentos prontos. Além disso, muitas vezes, as parcelas dos imóveis na planta são menores do que o valor de um aluguel, o que também ajuda no planejamento familiar na hora de comprar o lar próprio. 

 

Valorização

A valorização de um imóvel na planta é outra vantagem importante e está muito atrelada ao item anterior. Com um preço mais acessível, a rentabilidade do apartamento tende a ser muito maior a médio e a longo prazo, tornando-se, portanto, uma excelente oportunidade de negócio. 

No entanto, vale ressaltar: a valorização também depende de outros fatores indispensáveis, como a localização do imóvel, a infraestrutura do empreendimento, as opções de lazer oferecidas pelo bairro, a disponibilidade de estabelecimentos comerciais na região, entre outros.

 

Infraestrutura completa e moderna

Outra excelente vantagem de adquirir um apartamento na planta é a qualidade da infraestrutura do empreendimento. Instalações elétricas e hidráulicas novas, pintura em dia e materiais com acabamento de muita qualidade deixam tanto o imóvel quanto o prédio em si em excelentes condições, o que evita qualquer tipo de reforma imediata e adia eventuais manutenções.

Além disso, os imóveis na planta geralmente oferecem praticidades e ótimas opções de lazer. É o caso, por exemplo, do Solaris, empreendimento da Construtora Concisa em Novo Hamburgo. Ele proporciona aos moradores uma infraestrutura moderna e realmente completa, incluindo piscinas para crianças e adultos, coworking, playground, espaço pet, espaço gourmet, entre outros atributos. 

Conheça mais detalhes do Solaris

 

Organização financeira

Comprar um imóvel na planta, sem dúvida, é perfeito para a organização financeira da família. Isso porque, ao adquirir um apartamento ainda em fase de construção, o comprador, dependendo da negociação com a construtora, pode utilizar o prazo da obra para se preparar financeiramente da melhor maneira. 

Geralmente, quando as primeiras fases da construção do empreendimento são finalizadas, o comprador paga um valor de sinal, sendo, na grande maioria dos casos, uma quantia menor do que a entrada de um financiamento, por exemplo. No entanto, vale destacar: tudo vai depender da negociação feita e das vantagens financeiras oferecidas pela construtora. 

Entre em contato com a Concisa e esclareça todas as suas dúvidas sobre esse tipo de negociação. 

 

Planejamento da mudança 

Ao comprar um apartamento na planta, você terá mais tempo para organizar tudo em relação à mudança. Assim, o planejamento se torna muito mais tranquilo e a família pode se adaptar gradualmente tanto ao novo empreendimento quanto ao novo bairro.

Analisar as melhores rotas para o trabalho ou para a faculdade, pesquisar preços de móveis e de itens de decoração, alterar os endereços cadastrados em contas e assinaturas, realizar orçamentos com transportadoras: tudo isso poderá ser feito com muita calma, afinal, o seu novo imóvel dos sonhos ficará pronto em breve.

Quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre mercado imobiliário, decoração e qualidade de vida? Acompanhe o blog da Concisa e nos siga no Instagram!