O financiamento imobiliário é um dos principais recursos utilizados por compradores para adquirir um novo imóvel. Segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), a modalidade de compra bateu recorde histórico nos últimos meses com milhares de unidades financiadas por todo o Brasil

Mesmo sendo uma das opções de compra mais recorrentes, muitos compradores ainda carregam uma série de dúvidas sobre o financiamento imobiliário. Para conseguir essa alternativa de aquisição, é necessário o cumprimento de alguns requisitos, o que pode gerar muitos questionamentos ao longo do processo.

Quer esclarecer todas as suas dúvidas sobre financiamento? Neste artigo, nós, da Construtora Concisa, vamos trazer todos os detalhes para você conseguir comprar o seu apartamento de forma facilitada. Confira!

 

Qual é a melhor maneira de financiar um imóvel?

 

A melhor maneira de financiar um imóvel vai depender de alguns fatores relacionados principalmente ao seu momento de vida. As condições financeiras e o valor das parcelas vão variar de acordo com a modalidade escolhida, portanto, a primeira dica é pesquisar bem o imóvel desejado e analisar a situação econômica da sua família. 

Para famílias com recursos limitados de investimento para a compra de um imóvel, a alternativa mais atraente é calcular o valor das prestações com base no seguinte raciocínio: se você quer financiar aproximadamente 70% do valor do apartamento dos sonhos, não ultrapasse 15% da renda familiar com as parcelas.

 

Como é o cálculo das prestações?

 

Parece algo complicado, mas, na prática, não é. A depender da modalidade de financiamento que mais se encaixa com o seu perfil, o cálculo pode ter algumas diferenças, mas, no geral, ele é feito da seguinte maneira: o valor da parcela + os juros embutidos pela instituição que concedeu o crédito + a taxa de amortização. 

No site oficial da Caixa Econômica Federal, há a possibilidade de simular o valor das parcelas do financiamento de uma determinada quantia. O banco realiza o cálculo de acordo com as suas taxas e condições. No entanto, você tem a opção de fazer simulações em outras instituições financeiras.

Clique aqui para simular o valor do seu crédito imobiliário. 

 

Quais são as principais modalidades de financiamento?

 

No Brasil, existem várias modalidades de financiamento, o que, claro, facilita a vida dos compradores na hora de adquirir o apartamento próprio. Quando o assunto é financiamento imobiliário, o mercado brasileiro oferece 3 tipos principais de acesso ao crédito. 

Há o Sistema Financeiro de Habitação (SFH), em que o comprador pode utilizar o FGTS e a caderneta de poupança para dar um valor de entrada. O percentual de juros da modalidade não ultrapassa 12% ao ano.

Já o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) é um pouco diferente do SFH. Como o próprio nome já diz, refere-se a qualquer tipo de imóvel, não só ao que o comprador vai habitar. Além disso, permite financiamentos de empreendimentos mais caros e uma negociação mais livre entre o comprador e a instituição financeira, sem a interferência dos agentes públicos. 

Há também o Casa Verde e Amarela, programa do Governo Federal substituto do Minha Casa Minha Vida, cuja proposta é financiar imóveis para famílias com renda bruta de até 7 mil reais. As taxas de juros são diferentes de acordo com a faixa de renda familiar. Saiba mais

 

Existe um limite de tempo para o pagamento das prestações?

 

Na hora de escolher a quantidade de meses do financiamento imobiliário, você vai precisar analisar a sua situação financeira, a fim de avaliar as possibilidades que melhor se encaixam com a realidade da sua família. Para tanto, um bom planejamento, claro, é essencial para evitar dores de cabeça no futuro. 

O comprador tem a possibilidade, portanto, de negociar com a instituição credora em quantos meses ele irá quitar o valor estipulado. Pelas leis em vigor, o prazo máximo para o pagamento é de 420 meses, o que equivale a 35 anos, ou seja, dentro desse prazo, é permitido negociar o montante financiado.

 

Qualquer pessoa pode fazer um financiamento?

 

Na teoria, sim, porém, na prática, existem alguns entraves que podem dificultar ou até mesmo impedir o comprador de conseguir um financiamento imobiliário, de acordo com as regras de cada instituição financeira e com o tipo de crédito solicitado. 

Não ter uma renda compatível com o valor do imóvel desejado, claro, é um dos primeiros pontos que podem impedir o financiamento. Ao solicitar esse serviço, o banco analisa a sua situação financeira. Além da renda, o solicitante não pode ter registro em cadastro de inadimplentes, nem histórico de crédito negativo, nem problemas com a Receita Federal, entre outros requisitos. 

Fazer um financiamento é uma excelente oportunidade para conquistar o apartamento próprio e finalmente sair do aluguel. Faça um bom planejamento, organize as finanças da família e procure o imóvel ideal para você. Vá em frente e alcance os seus objetivos! 

Conheça as oportunidades exclusivas da Concisa clicando aqui.

Quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre mercado imobiliário, construção e decoração? Acompanhe o blog da Concisa e nos siga no Instagram!