O uso da bicicleta como meio de locomoção já é realidade em algumas cidades brasileiras. Com o aumento das ciclovias, cada vez mais pessoas estão abrindo mão do carro ou do transporte público para chegar ao destino pedalando!

Para se ter uma ideia, Campo Bom foi a primeira cidade da América Latina a ter uma ciclovia. E dá para entender os motivos!

A bike é uma alternativa para fugir do trânsito, ter mais saúde e ainda economizar o dinheiro da passagem ou do combustível. Achou interessante os benefícios? Então confira este post da Concisa! Separamos dicas para você usar mais a bicicleta e aderir a esse estilo de vida no dia dia!

Comece aos poucos

Como usar mais a bicicleta no seu dia a dia2

É possível substituir definitivamente o automóvel, o ônibus, o trem ou o metrô, mas o ideal é fazer isso aos poucos principalmente quem não tem preparo físico.

Antes de usar a bicicleta para ir ao trabalho, por exemplo, faça trajetos parecidos em dias de folga. Assim, seu corpo vai se acostumar com a novidade até que você pegue a sua “magrela” e chegue ao destino sem cansar nem transpirar demais.

Se você colocar na rotina de maneira repentina, é provável que nas primeiras semanas chegue suado e ofegante. Por isso a dica é ir com calma!

Seja prevenido

Como usar mais a bicicleta no seu dia a dia3

Lembre-se de que há dias chuvosos! Se você quiser manter o hábito debaixo de uma garoa, tenha capa de chuva específica para bicicleta. Mas, em alguns casos, será mais confortável e seguro optar pelo veículo automotor.

Além do clima, todo mundo é passível de atraso. Tenha conhecimento do horário que você precisa sair de casa quando for de bike e quando usar de outro meio de transporte.

Seja por chuva, seja pelo horário, às vezes não será possível ir ao destino pedalando. O ideal é ficar atento à previsão do tempo e sempre ter um plano B.

Tenha equipamentos

Como usar mais a bicicleta no seu dia a dia5

Alguns acessórios, como luva e capacete, são muito importantes para não se machucar em uma possível queda — principalmente se você estiver começando. Existem até opções de capacetes que não ficam totalmente fechados, ajudando a não bagunçar o cabelo — então não há desculpas para não usá-los!

Para ser visto e ter noção do trânsito à sua volta, equipamentos também são essenciais. Tenha, ao menos, luz traseira, dianteira e retrovisor esquerdo. Não esqueça também de ter chaves e cadeados para poder estacionar sem correr o risco de ser furtado.

Ande de maneira segura

Como usar mais a bicicleta no seu dia a dia

Com os equipamentos de segurança que mencionamos, você pode dividir o espaço com os carros. mas atenção: sempre ande na faixa da direita, dedicada para os veículos mais lentos.

Outra cuidado para ter é nunca andar na contramão, não furar o sinal vermelho nem andar na calçada com os pedestres — a não ser quando você estiver caminhando, empurrando a bicicleta na mão.

Como usar mais a bicicleta no seu dia a dia6

Com conhecimento e cuidado, é possível começar a usar mais a bicicleta no seu dia a dia. Você já tem esse hábito ou gostaria de tê-lo? Compartilhe com a Concisa nos comentários!