Foto: Juarez Machado/GES

Ao longo dos anos, muitas famílias têm deixado a capital, a fim de encontrar um lugar melhor para viver. A segurança e tranquilidade são dois dos principais fatores que influenciam essa migração. Portanto, buscar uma cidade adequada ao seu estilo de vida envolve a avaliação das características do novo local.

A região do Vale do Sinos, por exemplo, é uma boa opção para a mudança. Novo Hamburgo apresenta inúmeras qualidades. Muito próxima à capital, a cidade oferece uma boa localização, qualidade de vida, boas opções para formação educacional e uma economia que vem crescendo novamente. O município, que tem uma população de pouco mais de 200 mil habitantes, é tranquila, organizada e muito bonita.

Por isso, nós, da Concisa, vamos apresentar a você alguns dos principais motivos para escolher Novo Hamburgo para viver. Confira!

 

Cidade bem estruturada

Muito da beleza de Novo Hamburgo vem da sua organização e da sua estrutura adequada para os moradores. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade tem 92,1% dos seus domicílios com esgotamento sanitário apropriado, 90,3% de domicílios urbanos em vias públicas com arborização e 71,7% de domicílios urbanos em vias públicas com urbanização adequada (com bueiros, calçada, pavimentação e meio-fio). Com isso, a estrutura e a organização que Novo Hamburgo oferece acaba por melhorar a qualidade de vida dos moradores.

 

Qualidade de vida

A qualidade de vida em Novo Hamburgo também é refletida nos números. Em relação à segurança, por exemplo, a cidade teve uma queda significativa de crimes em 2019 — não houve, por exemplo, registro de latrocínios no ano passado. Além disso, o Índice de Desenvolvimento Humano a nível municipal (IDH-M) é de 0,747, número considerado alto para os padrões brasileiros. O índice tem como objetivo mensurar dados referentes à educação, à longevidade e à renda.

O fator estrutural também aumenta a qualidade de vida. Novo Hamburgo possui uma grande quantidade de praças, parques e diversas outras opções de lazer ao ar livre, cujos benefícios refletem no bem-estar de todos os moradores.

Educação

No contexto educacional, Novo Hamburgo apresenta ótimas opções de ensino, tanto de educação básica quanto de nível superior. Conforme dados do IBGE, a cidade tem taxas de escolarização de 6 a 14 anos de 97%, o que é uma boa média a nível nacional. Outro destaque de Novo Hamburgo são as universidades. Não é todo município gaúcho que conta com uma das melhores faculdades privadas do estado, a exemplo da Feevale, sem falar que contempla uma unidade da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

 

Economia

Durante muitos anos, a economia de Novo Hamburgo esteve diretamente ligada ao setor calçadista. A cidade, inclusive, é reconhecida como a capital nacional do calçado. Assim, estruturou-se, ao longo do tempo, com base nesse ramo, indústrias de curtumes, químicas, metalúrgicas, entre outras.

Atualmente, a pujança de antigamente do setor coureiro-calçadista já não é tão forte por diversos fatores, principalmente por conta de motivos de economia externa. Hoje, passada a crise, Novo Hamburgo está se reinventando. Nos últimos dois anos, a cidade vem gerando novos empregos no setor de serviços, inclusive com incentivos fiscais a empresas, gerando, assim, um superávit de contratações.

Novo Hamburgo e suas qualidades para viver.

Viver em Novo Hamburgo pode ser uma grande alternativa para uma vida tranquila, segura e próspera. Gostou das nossas dicas? Nós, da Concisa, queremos sempre dispostos dar a você as melhores sugestões. Quer saber mais? Acesse o nosso blog.

 

Leia mais: 5 bairros para morar em Novo Hamburgo

                    Saiba o que observar na hora de escolher o seu primeiro imóvel