Grande parte dos moradores de Porto Alegre passa horas no trânsito indo e vindo das suas atividades diárias, como trabalho, escola ou universidade, isso não é novidade.

Alguns, inclusive, já notaram que um percurso relativamente perto pode demorar horas em um trânsito parado, ou seja, distância já não é sinônimo de tempo. Levando esses pontos em consideração, morar em cidades fora de Porto Alegre acaba sendo uma boa alternativa para quem quer evitar engarrafamentos em horários de picos, é o movimento conhecido como pendular, que consiste na locomoção diária entre uma cidade e outra.

Nos últimos tempos, grandes empreendimentos começaram a ser construídos em cidades da região metropolitana de Porto Alegre com o objetivo de abrigar todos aqueles que aderem ao movimento pendular e adotam outros locais como suas cidades dormitórias.

Se você está procurando novas possibilidades para o reaproveitamento do seu tempo, fique ligado nessa lista com as 5 melhores cidades para se morar perto de Porto Alegre que a Concisa preparou para você!

1 – Novo Hamburgo

A cidade que nasceu da imigração alemã é um grande exemplo de cidade em constante desenvolvimento. Quem já visitou Novo Hamburgo está familiarizado com a quantidade de árvores que constituem o grande “cinturão verde” que foi projetado aos redores da cidade. Além da natureza, Novo Hamburgo apresenta uma potente indústria agrícola, de couro e de calçados que gera inúmeros empregos e leva desenvolvimento para toda a região. Uma grande atração da cidade é o famoso I Fashion Outlet, às margens da BR 116, um shopping que conta com diversas lojas de roupas, tênis, eletrônicos, além de restaurantes.

Para os que gostam de turismo, o município apresenta diversas opções de passeios, indo do Centro Histórico, monumentos, igrejas, parques florestais até eventos locais.

A distância média entre Porto Alegre e Novo Hamburgo é de 40 km pela BR116, que geralmente demora de 30 a 40 minutos de carro.

2 – Estância Velha

Estância Velha é outra alternativa para quem busca cidades-dormitório próximas a Porto Alegre. A 47km da capital gaúcha pela BR-116, o município faz divisa com Novo Hamburgo e Ivoti. Muito ligado à natureza, é rodeado por campos, matas e coxilhas cheias de pastagem.

A cidade é integrante da Rota Romântica e está em constante desenvolvimento para manter a diversão dos moradores e dos turistas. Com diversos destaques culturais e recreativos, Estância Velha oferece muita qualidade de vida, conectando o lazer com a segurança. Entre os principais pontos turísticos e de encontro estão a Feira do Artesanato, o Caminhódromo, a Hípica Terra Santa, a Praça 1º de Maio e o Centro Tecnológico do Couro.

3 – Campo Bom

Estando localizada à 50 km de Porto Alegre pela ERS 239, Campo Bom é uma cidade bela e acolhedora. Segundo o Índice de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (IDESE), Campo Bom está entre uma das melhores cidades gaúchas para morar, seja pelo grande número de ciclovias (inclusive, foi pioneira construindo a primeira ciclovia da América Latina), pela quantidade de eventos culturais encontrados na região ou por ser uma das principais fontes de economia do Rio Grande do Sul.

A cidade ainda conta com diversos pontos turísticos para quem quer aproveitar um fim de semana de sol, como o Parque Municipal do Trabalhador, Praça João Blos, Largo Irmãos Vetter, além do CEI (Complexo Cultural do Centro de Educação Integrada). Destaque para este último, um local destinado à cultura, estudo e lazer, tendo um grande auditório, um cinema e um complexo esportivo.

Mais um bom motivo para morar em Campo Bom? O município foi o primeiro a oferecer serviço gratuito de internet sem fio para 100% da população, o W-Campo Bom!

4 – Ivoti

Ao lado de Estância Velha, Ivoti fica a 52km da capital do Rio Grande do Sul e apresenta constante crescimento. Neste município, grandes indústrias e polos comerciais garantem um dos melhores indicadores de renda, educação e saúde da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Focada em qualidade de vida, a cidade de Ivoti se destaca pelos eventos culturais e esportivos, como as feiras coloniais, a Caminhada das Lanternas, a Rota do Enxaimel e as corridas e as pedaladas em grupo.

5 – Sapucaia do Sul

A 19 km de Porto Alegre, Sapucaia do Sul fica entre as cidades de Esteio e São Leopoldo. Tem como principal característica seus pontos turísticos, como o Morro de Sapucaia, Morro do Chapéu, Morro das Cabras e, claro, o Parque Zoológico.

É um local para quem quer morar em uma cidade mais tranquila, mas deseja estar a poucos minutos da capital, seja para trabalhar, passear, ou visitar os parentes. E isso pode ser feito sem precisar perder tempo no trânsito, já que a linha de trem que corta a cidade vai até Porto Alegre em poucos minutos. A viagem de carro até à capital é em torno de 36 minutos, pela BR-448.

6 – Sapiranga

É a cidade mais longe de Porto Alegre da lista, com a distância de 60km até a capital. A cidade tem como pontos turístico a Casa Tombada, o Morro Ferrabraz, Caminhos de Jacobina, além de atrações como A Festa das Rosas e o Voo livre, um esporte radical com as modalidades parapente e asa-delta. Embora Sapiranga não tenha um centro tão grande quanto o da capital, a cidade tem diversos serviços que qualquer cidade grande oferece, como bancos, supermercados, restaurantes e comércio. A viagem até Porto Alegre é um pouco mais longa, levando em torno de 1h e 15 min de carro pela BR-116.

7 – São Leopoldo

A última cidade da nossa lista é São Leopoldo, que está localizada à 35 km de Porto Alegre pela BR 116 e é um exemplo nas estatísticas brasileiras. Estando entre os dez municípios que mais se destacam na contribuição do produto interno bruto do estado do Rio Grande do Sul, São Leopoldo possui diversos parques industriais que giram a economia local.

Segundo dados da Fundação de Economia e Estatística (FEE), o município está em 14º lugar no ranking de desenvolvimento educacional no Brasil e está entre as 50 melhores cidades para se viver em todo território nacional.

Cada vez mais São Leopoldo é considerada uma cidade universitária, graças ao Vale do Rio dos Sinos. Outro destaque da cidade é o número de casas noturnas e restaurantes que atraem o público de diversas outras cidades do estado!

Agora que você já conhece um pouco mais sobre essas 7 cidades, porque não dar uma chance e visitar cada uma delas?

Se quiser saber um pouco mais sobre os pontos turísticos e sobre a estrutura de cada uma das cidades que falamos aqui, pode consultar no site dos municípios!

Novo Hamburgo, Cachoeirinha, Campo Bom, Ivoti e São Leopoldo.

Se quiser ficar por dentro dos empreendimentos que a Concisa está realizando em algumas dessas cidades, também pode acessar o nosso site!